História PT

Constituída a partir da fusão dos TLP, Telecom Portugal e TDP, a Portugal Telecom foi integrando e criando outras empresas até chegar aos nossos dias como a entidade portuguesa com maior projeção nacional e internacional. Mas, apesar de a sua criação datar apenas de 1994, as raízes da Portugal Telecom vão muito mais longe e a história das empresas que lhe deram origem confunde-se com a história das comunicações e do desenvolvimento do país.

A instalação do primeiro telefone em Portugal, a construção e expansão da rede telefónica nacional, a automatização e posterior digitalização das centrais, a introdução dos telemóveis, o lançamento mundial do cartão pré-pago, a introdução da TV Cabo, os dados e a Internet, e tantos outros factos, são marcos importantes de um percurso empresarial intimamente ligado ao progresso do país. Associado a este percurso, existe um valioso e diversificado património histórico, tecnológico e documental que foi confiado à Fundação PT.

Consciente do valor e da importância deste património e da necessidade de proporcionar, quer ao público interno da Portugal Telecom, quer a todos os que se interessam pela história das comunicações em Portugal, o conhecimento desta grande aventura de modernização do nosso país através das telecomunicações, a Fundação PT lançou o Projeto " História e Património do Grupo Portugal Telecom".

Para esse efeito, celebrou um protocolo com o Instituto de História Contemporânea (IHC) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a partir do qual se estruturou este projeto, que decorreu entre Novembro de 2003 e Setembro de 2008 e contou com o apoio do POC, tendo em conta a relevância do espólio a tratar.
Os objectivos do projeto - que foi coordenado pela Prof.ª Doutora Fernanda Rolo e contou com a participação de uma equipa de investigadores daquela Universidade - visavam a identificação, estudo e conservação do património histórico, tecnológico e documental a cargo da Fundação e a realização de uma história geral do Grupo Portugal Telecom.

A valia desse espólio pode ser "explorada" nas várias páginas dedicadas a esse tema e parte do acervo pode ser apreciado nas instalações da Fundação Portuguesa das Comunicações - de que a Portugal Telecom é um dos instituidores -, a quem compete a valorização do espólio museológico, bibliográfico e documental à sua guarda e a investigação histórica e sócioeconómica do sector.

A obra que resulta deste projeto, "História das Telecomunicações em Portugal", abrange o período de 1852 a 1994, desde a criação da Direcção-Geral dos Telégrafos do Reino até à criação da Portugal Telecom e foi a vencedora do Grande Prémio APCE 2010 - Excelência em Comunicação, na categoria Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial.