Equipamentos com história

Nesta área, dar-lhe-emos a conhecer um conjunto de informações relacionadas com equipamentos que, pela sua relevância, marcaram de forma significativa a evolução das telecomunicações no nosso país.

Procuramos, deste modo, apresentar de forma muito sintética uma panorâmica da evolução do sector desde meados do século XIX até aos nossos dias, ilustrando esse percurso com um conjunto de informações relativas a alguns equipamentos ou tecnologias que representaram, na sua época, rupturas tecnológicas da maior importância, quer no plano das novas funcionalidades que tornaram acessíveis ao público, quer no plano da renovação tecnológica das empresas do sector, designadamente em Portugal.

O Telégrafo de Bréguet

O Telégrafo de Bréguet, também conhecido por telégrafo de quadrante, foi uma criação de Louis-François-Clément Bréguet.

Foi inventado por Jean Maurice Émile Baudot, em 1874, e usado em Portugal a partir de 1920.

Telefone de Mesa Bramão

Em 1879 foram realizados os primeiros ensaios de ligações telefónicas entre Lisboa, Bom Sucesso, Barreiro e Setúbal.

Telefone de parede Herrmann

O telefone de parede Herrmann foi criado pelo inventor português, Maximiliano Augusto Herrmann, em 1880.

Sistema automático Strowger

O sistema automático Strowger foi concebido por Almond Strowger, em 1890, tendo sido introduzido em Portugal em 1930, pela The Anglo Portuguese Telephone Company (APT).

Telefone de Mesa Ericsson AC110

O Telefone de Mesa Ericsson AC110, de produção L. M. Ericsson, foi introduzido no mercado das telecomunicações no ano de 1892.

ATU 52

A ATU 52 foi montada, a título experimental em Agosto de 1951 na aldeia da Caranguejeira (Leiria), possibilitando posteriormente a automatização rural do País.

Cabo Coaxial

O Cabo Coaxial Lisboa – Porto entrou em funcionamento em 1960. O primeiro cabo coaxial foi estabelecido em Portugal entre Lisboa e o Porto.

Os primeiros cabos submarinos em Sesimbra

A inauguração da rede dos primeiros cabos - submarinos em Sesimbra, mais conhecida por sistema SAT-1, permitindo a ligação telefónica entre Portugal e a África do Sul, foi realizada a 18 de Fevereiro de 1969.

O Centro Operacional de Satélites do Continente

Cada antena da Estação de Alfouvar tem dimensões e características próprias, comunicando apenas com um satélite.

Siemens C 21

O telemóvel portátil Siemens C 21 foi um dos primeiros modelos utilizados em Portugal.

O Mimo

Em 1995, a TMN inicia a comercialização do primeiro telemóvel com serviço pronto a falar, com cartão recarregável e sem assinatura mensal - o Mimo.

Fibra Óptica

A Fibra óptica foi um avanço tecnológico que contribuiu para o desenvolvimento das telecomunicações. Num par de cabos de fibra óptica podem ser transmitidas mais de um milhão...


Facebook Twitter Google+