Núcleo museológico de Vilar

No âmbito da sua intervenção na História e Património da Portugal Telecom, a Fundação PT tem a seu cargo a coordenação e dinamização do Núcleo Museológico de Vilar, espaço museológico que sucede a um museu inaugurado em 1983 pelos TLP, num edifício destinado a albergar, em 1974, a central telefónica de Vilar, de comutação manual.

Neste espaço, a Fundação PT oferece aos seus visitantes uma viagem ao tempo em que as comunicações não eram automáticas e em que às telefonistas era confiado um papel fundamental para assegurar o bom funcionamento da rede telefónica.

Aqui se encontra preservado o testemunho histórico do que eram e como funcionavam as Centrais Telefónicas de Comutação Manual (assistidas por telefonistas), designadamente uma Central de bateria local ou de sistema magnético, de1882, e outra de sistema de Bateria Central, de 1920, as únicas centrais no seu género que ainda se encontram a funcionar na Europa.

Estas centrais são operadas por uma telefonista que assegura as ligações entre telefones, inclusive os das cabines existentes no local, e chamadas para a rede nacional, sendo assim possível reconstituir o percurso das chamadas telefónicas.

Concebido com objectivos pedagógicos, este Núcleo proporciona visitas guiadas dando a conhecer o interessante percurso de evolução das comunicações até aos nossos dias e momentos históricos desta evolução, com a possibilidade de os visitantes experimentarem e manusearem os equipamentos, nomeadamente as centrais telefónicas já referidas, podendo inclusivamente estabelecer comunicações.

O Núcleo Museológico de Vilar, cujo acesso é gratuito, encontra-se aberto às 3ªfeiras e 5ªfeiras, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00, com marcação prévia de visitas, encerrando nos dias de feriado.

Ficha de identificação
Nome – Núcleo Museológico de Vilar