Acesso às comunicações

A Portugal Telecom participa ativamente, desde 1989 - e através Fundação PT desde 2004 -, em diversos projetos de desenvolvimento social que visam colocar as telecomunicações e as novas tecnologias da comunicação e da informação ao serviço de todos

Desenvolver e promover iniciativas inovadoras e disponibilizar produtos e soluções tecnológicas destinadas aos Cidadãos com Necessidades Especiais, nomeadamente pessoas com deficiências e incapacidades, têm sido o foco ao longo de duas décadas de trabalho continuado.

A experiência adquirida pela Portugal Telecom, como parceira ou promotora de grande diversidade de projetos, conduziu à harmonização das políticas de responsabilidade social enquadradas na política de cidadania empresarial que norteia a sua atuação e, por esta via, à subsidiação na aquisição de produtos e serviços para as redes fixa e móvel PT, especificamente destinados a pessoas com deficiência ou com doenças severas e incapacitantes e, também, a idosos em risco.

Porque as novas tecnologias desempenham um papel crucial na melhoria da qualidade de vida destas pessoas, criando condições para que tenham uma maior autonomia, cabe à Fundação PT corporizar um conjunto de iniciativas que visam a aplicação da política social das empresas PT com base nas seguintes linhas de atuação:

• Subsidiação para a aquisição de Soluções Especiais de Telecomunicações;
  • Promoção e apoio a Projectos Especiais visando a inclusão escolar e profissional;
  • Criação de Núcleos de Recursos para a Inclusão Digital de Pessoas com Deficiências ministrando-se formação adequada.

Veja aqui o testemunho dos utilizadores.