Funcionalidades do SO Android Para Acessibilidade

 

O sistema operativo Android é utilizado por uma grande diversidade de marcas em smartphones e  tablets. Os equipamentos mais antigos não são, muitas vezes, atualizáveis para as novas versões do sistema operativo. A  versão mais recente é a 7 designada como Nougat.   

                             

                                                                                                                                        

Leitor de ecrã (TalkBack)
O Talkback dá avisos verbais, sonoros e vibratórios funcionando como um leitor de ecrã integrado. As definições da aplicação incluem a alteração do volume, a velocidade da leitura e a intensidade da vibração. O TalkBack está disponível a partir da versão 3.2 do Android.

Acesso por comutador

Esta funcionalidade permite controlar um dispositivo utilizando um ou mais comutadores. Para os utilizadores com mobilidade reduzida, este tipo de acesso proporciona uma alternativa à utilização do ecrã tátil. Esta funcionalidade está disponível na versão 5 e superiores do Android.

Suporte em braille (BrailleBack)

O BrailleBack permite associar um visor compatível com braille ao seu dispositivo Android através de Bluetooth. O BrailleBack funciona com o TalkBack para proporcionar uma experiência combinada de voz e braille, o que lhe permite introduzir texto e interagir com o seu dispositivo. Esta funcionalidade está disponível desde a versão 4.1 do Android. O dispositivo móvel tem que ter Bluetooth para ser possível utilizar a funcionalidade.

Link para a PlayStore onde estão listados os equipamentos compatíveis e mais informações úteis. 

Configurar botões
 
Esta funcionalidade permite que sejam configurados botões físicos do equipamento para realizarem tarefas ou funções específicas. As configurações variam conforme o equipamento, dependendo do número de botões físicos do mesmo.

Correção de cores 
Esta funcionalidade faz com que o dispositivo compense o daltonismo. Existem várias opções no modo de correção, Deuteranomalia (vermelho-verde), Protanomalia (vermelho-verde) e Tritanomalia (azul-amarelo). Esta funcionalidade ainda é experimental e pode não funcionar corretamente em alguns dispositivos. A correção de cores está disponível a partir da versão 5 do Android.

Inversão de cores 

Ao ativar esta funcionalidade os valores das cores são trocados passando, por exemplo, o branco a preto e o preto a branco. Esta funcionalidade ainda é experimental e pode não funcionar corretamente em alguns dispositivos. Disponível a partir da versão 5 do Android.

Legendas Ocultas 

Esta funcionalidade permite ter legendas em flimes e vídeos. As legendas podem ser configuradas no tamanho, estilo e cor. A funcionalidade está disponível na versão 4.4 do Android e superiores.

Ampliação
  
A funcionalidade de ampliação, funciona tocando três vezes no ecrã para ativar a função e depois usando dois dedos é possível ampliar ou reduzir a imagem. 

Tamanho de letra grande 

Ao escolher o tamanho de letra grande, todos os textos de todas as aplicações ficam com esta definição. Esta opção encontra-se dentro do menu Acessibilidade do Android. Existe também a possibilidade de nas opções de texto seleccionar outros tamanhos de letra. 

Alto contraste para texto 

Neste modo o texto terá a sua cor alterada e passa a ter sombreados de modo a que seja de mais fácil leitura. Esta funcionalidade está disponível para a versão 5 do Android e superiores. 

Rotação automática do ecrã 

Esta funcionalidade permite visualizar mais facilmente alguns conteúdos ao permitir que os mesmos sejam visualizados corretamente ao rodar o telemóvel. Esta funcionalidade interrompe o leitor de ecrã, se usados em simultâneo.

Ditar Passwords
 
Esta funcionalidade permite que as passwords sejam ditadas ao utilizador conforme se vão inserindo os caracteres da mesma.

Texto-para-voz
Esta funcionalidade lê em alta-voz o texto presente no ecrã do dispositivo. No menu de configuração é possível selecionar qual o motor de leitura de texto a utilizar,  a velocidade do discurso e gerir várias línguas. O motor de voz do Google está configurado por defeito. 

 Link para a PlayStore e mais informações úteis.

Atalho de acessibilidade 

Quando esta funcionalidade está ativa permite que se seleccione o leitor de ecrã carregando no botão de ligar/desligar ou em alternativa tocando com dois dedos no ecrã sem soltar até sentir uma vibração, mesmo quando o ecrã se encontra bloqueado.

Atraso para tocar sem soltar 

Esta definição permite ajustar o tempo necessário para que se efectue uma acção após tocar sem soltar. Aumentando o tempo consegue-se que não sejam abertas aplicações acidentalmente por toques involuntários e de menor duração.

Seleção das opções de visão na configuração inicial 

Quando o telefone inicia pela primeira vez, são apresentados vários ecrãs com as opções de configuração do telefone. Nesta configuração inicial está também incluída a possibilidade de ativar as funcionalidades de acessibilidade para a visão como a Ampliação, Tamanho de letra ou TalckBack. 

Configurações das Funcionalidade de Acessibilidade Android

 

 

Facebook Twitter Google+