Funcionalidades do SO IOS Para Acessibilidade

  O sistema operativo iOS é utilizado nos iPhone, iPad e iPod touch. As funcionalidades        apresentadas de seguida estão disponíveis na versão mais recente do sistema operativo  (atualmente versão 10). Dispositivos mais antigos poderão utilizar versões anteriores e não   disponibilizarem algumas das funcionalidades apresentadas 

Siri
Esta aplicação permite executar tarefas com o telefone em modo mãos-livres usando apenas a voz. É possível enviar mensagens, agendar reuniões, fazer chamadas telefónicas, chamar aplicações, entre muitas outras. Esta funcionalidade de reconhecimento de voz é útil para pessoas com deficiência visual ou pessoas com limitação motora. Esta funcionalidade está disponível desde a versão 6 do Ios, tendo atualizações e melhorias nas versões seguintes.

VoiceOver 

O VoiceOver é um leitor de ecrã que permite ao utilizador receber informação auditiva sobre o que está a acontecer no ecrã Multi-Touch. Desta forma, qualquer seleção realizada é vocalizada permitindo a navegação sem visualizar o ecrã. Caso seja realizada uma ação e aberta uma nova aplicação, essa ação é também vocalizada. O VoiceOver funciona com qualquer aplicação instalada no iPhone, iPad ou iPod touch. Esta funcionalidade está disponível desde a versão 6 do Ios, tendo atualizações e melhorias nas versões seguintes.

Leitor de ecrã (Speak Screen)
Esta funcionalidade permite que qualquer texto presente no ecrã seja lido e vocalizado. A funcionalidade aplica-se à leitura de e-mails, mensagens, páginas web, livros, etc. É possível ajustar o dialeto da fala e a velocidade da voz. A funcionalidade pode ser ativada deslizando dois dedos pelo ecrã a partir do topo ou apenas dizendo o nome da funcionalidade (Speak Screen) caso a funcionalidade Siri esteja ativa. Esta funcionalidade está disponível desde a versão 8 do Ios, tendo atualizações e melhorias nas versões seguintes.

Ampliação (Zoom)

Tal como o nome indica, esta funcionalidade permite ampliar o ecrã, independentemente da aplicação que esteja em execução. A funcionalidade permite ver a imagem em ecrã inteiro ou no modo imagem na imagem, de modo a que seja possível visualizar uma área ampliada numa nova janela, enquanto o resto do ecrã se mantêm no tamanho normal. Pode ser feito zoom entre 100% e 1500% e aceder a várias opções de filtros. Ao usar esta funcionalidade mantém-se inalterável o modo de navegação do dispositivo. A funcionalidade Zoom funciona em conjunto com a funcionalidade VoiceOver. Esta funcionalidade está disponível desde a versão 6 do Ios, tendo atualizações e melhorias nas versões seguintes.

Lupa
Com a Lupa, os utilizadores com baixa visão podem usar a câmara dos seus dispositivos para ampliar qualquer objeto ou texto. A Lupa está nas Configurações de Acessibilidade. Uma vez habilitado ativa-se carregando três vezes no botão Home. A lupa permite ajustar o nível de zoom, congelar a imagem, ativar o flash, bloquear o foco a uma determinada distância focal e ainda pode aceder a uma variedade de filtros tais como branco / azul, amarelo / azul, etc. Para cada um deles existe a opção de inverter  cores, ajustar o brilho e contraste.

Ditado

Esta funcionalidade permite ditar um texto. Selecione o microfone, comece a ditar o que quer escrever e as suas palavras serão convertidas em texto escrito. Esta funcionalidade está disponível desde a versão 7 do Ios, tendo atualizações e melhorias nas versões seguintes.

Ajuste de Fontes

Ao efetuar o ajuste de fontes a alteração do texto aplica-se a várias aplicações do iOS como o Calendário, Contactos, Mail, Mensagens, Música, Notas e Definições, e também de algumas aplicações de terceiros. As opções ajuste são o tamanho de letra, o contraste e a opção negrito. Esta funcionalidade está disponível desde a versão 6 do Ios, tendo atualizações e melhorias nas versões seguintes.

Escala de cinzento e inversão de cores

De modo a se adequar a todos os utilizadores é possível configurar o esquema de cores para escala de cinzento ou inverter as cores. Assim que as alterações são aplicadas, a configuração das cores aplica-se a todo o sistema e programas, incluindo a visualização de vídeos. Esta funcionalidade está disponível desde a versão 6 do Ios, tendo atualizações e melhorias nas versões seguintes.

Legendas e Legendagem Opcional 
Esta funcionalidade permite ativar as legendas em flimes alugados ou comprados na loja iTunes ou noutro vídeo em que as mesmas se encontrem disponíveis. É possível escolher um estilo pré-definido para as legendas ou definir ou seu próprio estilo podendo alterar a cor do fundo, a opacidade e o tamanho da letra.  Esta funcionalidade está disponível desde a versão 7 do Ios, tendo atualizações e melhorias nas versões seguintes.

Áudio Mono e Balanço

De modo a facilitar a audição com auscultadores é possível mudar o áudio de stereo para mono, mas também controlar separadamente o volume dos canais direito e esquerdo. Esta funcionalidade está disponível desde a versão 6 do Ios, tendo atualizações e melhorias nas versões seguintes.

Cancelamento de Ruído
Esta funcionalidade permite melhorar a reprodução de som cancelando os ruídos de fundo existentes e melhorando a perceção da reprodução áudio. Esta funcionalidade está disponível desde a versão 7 do IOS.

Alertas visuais e vibratórios

O iPhone tem a possibilidade de avisar o utilizador para novas notificações através de vibração e de alertas visuais. O modo de vibração pode ser configurado bem como o tipo de notificações que geram os alertas que podem ser chamadas telefónicas, sms, email, alarmes, ou outras. Esta funcionalidade está disponível desde a versão 6 do Ios, tendo atualizações e melhorias nas versões seguintes.

Suporte para linha Braille
 
O iOS suporta mais de 40 ecrãs braille Bluetooth de diferentes marcas bem como diferentes línguas. Esta funcionalidade está disponível desde a versão 8 do Ios, tendo atualizações e melhorias nas versões seguintes.

Controlo de Manípulos
O Controlo de Manípulos permite-lhe controlar o seu dispositivo através de um único ou de vários manípulos. Com os manípulos podem ser realizadas ações como selecionar, tocar, arrastar, digitar e mesmo desenhar. Esta funcionalidade está disponível desde a versão 7 do Ios, tendo atualizações e melhorias nas versões seguintes.

FaceTime
Esta aplicação permite realizar chamadas de vídeo de alta qualidade. Assim é possível a utilização de linguagem gestual. Esta funcionalidade está disponível desde a versão 6 do Ios, tendo atualizações e melhorias nas versões seguintes.

Aparelhos Auditivos
O IOS está preparado para reconhecer a utilização de aparelhos auditivos compatíveis com Iphone. O sistema tem pré-definidos diferentes modos de áudio. Esta funcionalidade está disponível desde a versão 6 do Ios, tendo atualizações e melhorias nas versões seguintes.

Acesso Guiado
O acesso guiado permite restringir o seu dispositivo a uma única App e permite-lhe controlar quais as funcionalidades disponíveis dessa mesma App. Permite também desativar áreas do ecrã que não sejam relevantes para uma tarefa ou áreas onde um gesto acidental possa originar distrações e ainda desativar os botões de hardware. Esta funcionalidade está disponível desde a versão 6 do Ios, tendo atualizações e melhorias nas versões seguintes.

Speak Selection (Enunciar seleção)
Com esta opção ativa, passa a ser possível, depois de selecionar um texto, escolher a opção de enunciar esse mesmo texto. Esta funcionalidade está disponível desde a versão 6 do Ios, tendo atualizações e melhorias nas versões seguintes.

Speak Auto-Text (Enunciar auto-texto)
Esta funcionalidade faz com que as correções realizadas automaticamente, quando se escreve um texto, passem a ser enunciadas. Esta funcionalidade está disponível desde a versão 6 do Ios, tendo atualizações e melhorias nas versões seguintes.

Formas de Botão  (Button Shapes)
Ao selecionar esta opção, fica imediatamente visivel que os botões interativos passam a estar realçados com uma forma distinta conforme a sua função. Esta funcionalidade está disponível desde a versão 7 do Ios, tendo atualizações e melhorias nas versões seguintes.

Reduzir o movimento do ecrã
Ao ativar esta opção as animações e os movimentos no ecrã principal reduzem-se ou deixam de existir. Esta funcionalidade está disponível desde a versão 7 do Ios, tendo atualizações e melhorias nas versões seguintes.

Informação nos botões
Ativando esta funcionalidade são adicionadas informações visuais aos botões que aparecem nos menus de configurações, tornando visualmente mais percetível o seu estado (ligado/desligado). Esta funcionalidade está disponível desde a versão 7 do Ios, tendo atualizações e melhorias nas versões seguintes.

Toques e vibrações atribuíveis
De forma a distinguir os vários tipos de eventos, é possível assignar diferentes toques e vibrações a cada um desses eventos tais como sms, email, alarmes, toques ou vibrações específicos por contacto. Esta funcionalidade está disponível desde a versão 6 do Ios, tendo atualizações e melhorias nas versões seguintes.

Descrições áudio
Ao visualizar um vídeo pode ser ativo uma áudio descrição do mesmo caso esse conteúdo esteja disponível para o vídeo que está a ser visualizado. Esta funcionalidade está disponível desde a versão 8 do Ios.

Encaminhamento do áudio das chamadas
O encaminhamento do áudio das chamadas, permite selecionar qual o dispositivo que por defeito recebe o áudio da chamada. Uma das possibilidades é o som da chamada ser encaminhado para o modo alta voz. Esta funcionalidade está disponível desde a versão 7 do Ios.

Touch Accommodations (Opções de Toque no Ecrã)
Para acomodar diferentes formas de tocar no ecrã é possível configurar diversos parâmetros, possibilitando que apenas sejam despoletadas ações desejadas. Assim podemos definir a duração necessária do toque para que uma ação seja executada, definir que toques múltiplos sejam ignorados e ainda se queremos que o dispositivo reaja ao primeiro ou ao último sítio onde se toca. Esta funcionalidade está disponível desde a versão 9 do Ios.

AssistiveTouch
Após selecionar esta opção é apresentado um atalho no ecrã. Quando se ativa este o atalho de é apresentado um menu com uma série de botões, alguns deles tem as mesmas funcionalidades que o equipamento físico. Existe um botão para ativar a Siri, outro para mais funcionalidades do dispositivo e também um menu onde é possível escolher diversas ações que normalmente necessitam de mais do que um dedo a tocar no ecrã, tais como o zoom, andar para baixo numa página, entre outras. Estas opções passam a ser utilizadas apenas com um dedo facilitando a usabilidade. Esta funcionalidade está disponível desde a versão 6 do Ios, tendo atualizações e melhorias nas versões seguintes.

Configurações das Funcionalidade de Acessibilidade IOS

 

 

Facebook Twitter Google+