Rede de Bibliotecas Escolares

Centrada na sua política de responsabilidade social, a Fundação Portugal Telecom celebrou protocolos com a Rede de Bibliotecas Escolares, com o Ministério Geral da Educação e com a Direção Regional de Educação dos Açores, no âmbito do programa “Todos Juntos Podemos Ler” que tem como principal objetivo a criação de bibliotecas inclusivas, capazes de proporcionar oportunidades de leitura para todos os alunos, nomeadamente, para os que têm necessidades educativas especiais.

Ao abrigo destes protocolos, foram equipadas bibliotecas escolares de vários agrupamentos.A Fundação PT disponibilizou equipamentos informáticos, computadores e tablets, e tecnologias orientadas para a acessibilidade às Tecnologias de Informação e Comunicação, tais como o PT JAWS,o  PT MagicKeyboard , o PT MagicEye,  o PT Grid2, o PT SPC e respetivos interfaces de acesso (manípulos ou ratos adaptados).

As bibliotecas, munidas dos recursos necessários, oferecem conteúdos acessíveis a 2364 alunos com Necessidades Especiais, tais como livros em SPC, audiolivros, vídeos em LGP, ou livros sensoriais. Os conteúdos produzidos, assim como algumas atividades registadas em vídeos, estão a ser partilhadas na plataforma SAPO Campus. Esta plataforma é uma rede social fechada desenhada para o contexto educativo que pode ser usada para a colaboração, partilha e comunicação aproximando a comunidade escolar.

O investimento da Fundação PT na comunidade escolar tem como premissa o respeito pelos valores das sociedades onde está inserida e baseia a sua atuação no compromisso de contribuir para a melhoria das condições de vida de todos, nomeadamente através de programas de sensibilização para inclusão social e tecnológica, escolar e profissional, promovendo o conhecimento, a informação e a comunicação.

Rede de Bibliotecas Escolares – Continente (Ministério da Educação e Ciência)

Agrupamento de Escolas

Nº de Bibliotecas

Nº de escolas