Núcleos Fundação PT

A promoção, o desenvolvimento e o apoio a projetos visando o acesso à Sociedade de Informação através de tecnologias de apoio, designadamente as Soluções Especiais PT, conduziu à criação de diversos Núcleos Fundação PT.

São centros abertos à comunidade no âmbito de parcerias estabelecidas entre a Fundação PT e IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) e órgãos da Administração Pública, designadamente Ministérios da Educação e da Saúde, equipados com novas tecnologias de apoio apropriadas a cada tipo de deficiência ou incapacidade.

Têm como principal objetivo a inclusão social e o incremento da autonomia dos cidadãos com necessidades especiais e consequente melhoria da qualidade de vida, dos próprios e das suas famílias, assentando o trabalho aí desenvolvido no princípio de que a intervenção precoce deve nortear toda a atividade.

Os Núcleos Fundação PT são criados, em regra, no quadro dos programas de reabilitação e de desenvolvimento de competências levados a cabo pelas estruturas locais de apoio, como hospitais, IPSS e escolas de ensino básico, secundário e universitário.

Ciente de que a formação é um aspeto fundamental na eficiência dos serviços prestados, a Fundação PT promove e assegura cursos de formação, presencial e à distância, através do projeto FELIS, suportado na plataforma de e-learning Formare, desenvolvida pela PT Inovação.

Destinados a servirem como centros de avaliação, de formação, de teste e de demonstração, os Núcleos Fundação PT para a Inclusão Digital de pessoas com deficiência neuromotora, cognitiva, sensorial e utilizadores de comunicação aumentativa estão associados a diferentes projetos, alguns dos quais merecem destaque.

Atualmente, a Fundação PT tem um total acumulado de 254 Núcleos Fundação PT.