Fed. Associações Portuguesas Paralisia Cerebral

Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC)

A Fundação PT disponibiliza Núcleos para avaliação e treino nas tecnologias de apoio à comunicação aumentativa, acesso ao computador e Internet nas 17 Associações de Paralisia Cerebral de todo o país, associadas da Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC), bem como na UTAAC (Unidade de Técnicas Aumentativas e Alternativas de Comunicação).

Nestes espaços são disponibilizadas Soluções Especiais PT para pessoas com deficiência neuromotora, em particular com paralisia cerebral. No âmbito desta parceria de cooperação foi assegurada formação aos técnicos de saúde (terapeutas da fala e ocupacionais) que, no quadro da sua atividade, trabalham nos programas de reabilitação e desenvolvimento de competências pessoais com os utentes das APPC.

Com o apoio da Wireless Reach da Qualcomm Incorporated desde 2009, estes núcleos foram equipados com smartphone 3G, com o tmn Grid Mobile, um software especial de apoio à comunicação aumentativa (útil para pessoas com deficiência na fala) e acesso aos SMS.