Fenacerci

Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (Fenacerci)

Empenhadas em contribuir para a qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais de comunicação, a Portugal Telecom, através da Fundação PT, e a Qualcomm Incorporated reforçaram a sua parceria  no âmbito da iniciativa Wireless Reach, apresentando projetos para a promoção da info-inclusão e a integração na Sociedade da Informação e do Conhecimento destes cidadãos.

A Fenacerci foi equipada com 17 Núcleos para a comunicação aumentativa e acesso à Internet 3G, destinados a pessoas com vários tipos de deficiência (intelectual ou múltipla, em particular Síndrome de Down, para além de outras deficiências, como motoras ou da fala). Um dos objetivos deste projeto assenta na educação e treino de crianças e jovens com deficiência intelectual/défice cognitivo, preparando-os para a escola numa base de intervenção precoce.

As soluções 3G doadas neste projeto oferecem tecnologias aumentativas com acesso ao computador e à Internet para programas de reabilitação, que promovem a inclusão social e preveem formação aos profissionais das CERCI que trabalham com estes jovens e que desempenham funções diversificadas (como terapeutas da fala, psicólogos ou professores de educação especial).

Veja a Galeria de Fotos.