Fundação Dr. António Cupertino de Miranda

A Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e a Fundação PT renovaram uma parceria já estabelecida em 2007 com o intuito de promover uma melhor acessibilidade aos visitantes do Museu do Papel Moeda.

As exposições no Museu do Papel Moeda  apetrechadas com tecnologias de apoio e com a aquisição de seis computadores e o up grade dos softwares PT Jaws e Pt Magic, asseguraram a acessibilidade dos visitantes com deficiência visual ou neuromotora. Juntam-se os "tablets", fruto de uma parceria entre a Fundação e a HP, disponibilizados com a função de vídeo-guias com tradução em Língua Gestual Portuguesa, assegurando, desta forma também, a inclusão de pessoas surdas.

A Fundação PT contribui assim para uma melhor acessibilidade de conteúdos através da criação de espaços no museu onde encontrará computadores adaptados com software, nomeadamente, o GRID2 – Software de apoio a pessoas com deficiência neuromotora, Linha Magic, PT Jaws, (ambos com up grade), amplificadores e leitores de ecrã e hardware específico para pessoas com necessidades especiais (ratos adaptados, ecrãs táteis, entre outros equipamentos).

As salas de exposição permanente e temporária - respectivamente, “Dinheiro e Transportes” e “Papel Moeda” - do Museu do Papel Moeda, da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, estão equipadas com computadores disponibilizados pela Fundação PT.

O Museu do Papel Moeda, no Porto,é maioritariamente visitado por crianças e jovens de escolas do ensino básico ou de instituições de solidariedade social que atuam na área da deficiência, assegurando a realização de ações de formação nas tecnologias disponibilizadas.