PTMagic Key

Acessibilidade ao PC | Deficiência Neuromotora/Doenças Severas

PT Magic Key é uma solução que permite, através de movimentos da cabeça, controlar o cursor do rato, possibilitando assim utilizar qualquer aplicação de um computador por pessoas a quem um rato ou teclado normal não estejam acessíveis.

A solução consiste num sistema que inclui uma webcam, um emissor de infravermelhos e software da aplicação. O emissor de infravermelhos permite à WebCam captar a imagem da face e transmiti-la à aplicação. O software, por sua vez, trata a imagem de modo a que o cursor do rato seja controlado através de movimentos de cabeça.

Vantagens:

O PT Magic Key destina-se a pessoas que, estando impossibilitadas de utilizar o teclado ou o rato, podem controlar o cursor do rato com o movimento da cabeça.

Características Técnicas (Requisitos mínimos do PC para a utilização deste serviço):

Para obter informação sobre as características técnicas do computador o cliente deve contactar previamente o fabricante da câmara: MagicKey, telefone 271220160 ou email: magickey@ipg.pt

Conteúdo do PT Magic Eye (o cliente recebe na loja):

Um cartão informativo com os procedimentos e contactos necessários.

Preço

Clientes Gerais: PVP c/ IVA a 6% - € 1009

Clientes com Necessidades Especiais: PVP c/ IVA a 6% - € 359

1. A quem se destina este produto?

Este produto destina-se a pessoas que não consigam utilizar os membros superiores para interagir com o computador mas que consigam movimentar, de uma forma controlada, a sua cabeça para a direita e para a esquerda bem como para cima e para baixo.

2. É possível fazer os cliques nos botões?

Sim é possível, quer através do piscar ou fechar dos olhos, quer através de um temporizador que activa o clique quando o cursor do rato permanece numa zona durante um tempo pré-determinado.

3. Pode-se usar num portátil?

É possível a utilização do PTMagic Key num portátil mas este deverá ter um espaço livre mínimo de 25mm entre a zona do teclado e a parte visível do seu ecrã. Não são aconselhados botões na parte central do teclado junto ao ecrã, uma vez que os mesmos poderão ficar tapados com a câmara que se usa. O sistema operativo é o Microsoft Windows.

4. Onde é que posso adquirir o PT Magic Key?

Dirigindo-se a uma das Lojas MEO

5. O PT Magic key pode ser adquirido por uma instituição?

Sim, desde que cumpram os requisitos descritos na pergunta 6.

6. Como posso ter acesso ao PT Magic Key subsidiado pela Fundação PT?

Pessoas particulares devem ser portadores de:

i) Certidão Multiuso (incapacidade igual ou superior a 60%), ou Cartão de sócio efetivo de uma instituição representativa de deficientes

ii) Bilhete de Identidade + Número de Identificação Fiscal (NIF) ou Cartão do Cidadão.

Pessoas coletivas devem ser portadores de:

Estatutos que demonstrem estar constituídas como instituições de solidariedade, e que exerçam atividade na área de apoio a pessoas com necessidades especiais.

Outras instituições não lucrativas (por exemplo escolas)

Mediante apresentação de autorização emitida pela Fundação PT.

7. Este produto tem alguma limitação em termos de quantidade?

8. O que é a Certidão Multiuso e onde poderei obtê-la?

A Certidão Multiuso emitida nos termos do decreto-lei nº 174/97 de 19 de Julho é um comprovativo da incapacidade ou deficiência do seu portador e deverá ser solicitada à delegação de saúde da área da residência da pessoa com incapacidade.

9. Onde poderei obter mais informações sobre os produtos e serviços para pessoas com Necessidades Especiais e a sua subsidiação pela Fundação PT?

•     Linha Direta Soluções Especiais - 800206206 (dias úteis das 09h às18h);

•     Email - solucoes.especiais@telecom.pt.