Academia LGP

A Academia LGP disponibiliza à comunidade surda centenas de vídeos de matemática, físico-química e história e Educação Visual e Tecnológica. Os vídeos estão em formato bilingue, ou seja, em português e em Lingua Gestual Portuguesa (LGP).
Esta biblioteca de vídeos é fruto de uma parceria entre a Fundação PT e o Centro de Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira (CEDJRP).
Além do alojamento no SAPO Vídeos, o papel da Fundação PT passa pela produção da voz-off e montagem de vídeos e doação de equipamento de produção de vídeo.
Os conteúdos escolares destinam-se a alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, assim como professores e familiares que lidam com a comunidade surda, que assim passam a ter acesso a uma ferramenta online gratuita com conteúdos em LGP.
Através deste projeto são difundidos, através do SAPO Vídeos, novos gestos (neologismos) propostos para os conceitos escolares. O projeto permite dar um salto qualitativo na comunicação e proximidade com a comunidade surda bem como um maior conhecimento da língua gestual.