Cuidador - Cuidar e Ajudar a cuidar

A Fundação PT tem colaborado e apoiado a Advita na produção de filmes e manuais de Apoio ao Cuidador, reconhecendo e dignificando o papel dos Cuidadores. Os filmes e os manuais, incidem sobre as competências base do Cuidadores e visam transpor para o quotidiano da prestação de cuidados, em linguagem clara e acessível, e com o apoio de profissionais reconhecidos nas diferentes áreas temáticas abordadas, utilizando conhecimentos técnicos e científicos atualizados.

Introdução ao Curso de Cuidadores

Já disponíveis por via digital, os filmes e os manuais com acesso gratuito, via internet ( computador, telemóvel, tablet) e através de http://www.advita.pt/filmes-cuidar,  podem ser utilizados para informação, auto-formação e formação de Cuidadores. Saiba quais:

Apoio nas Actividades da Vida Diária
A centralização dos cuidados na pessoa e nas suas necessidades é a atitude que se pretende que os Cuidadores assumam no seu trabalho: respeito, dignidade, privacidade e reconhecimento de diferenças culturais e religiosas.
Síntese

Sentimentos e Emoções do Cuidador
Utilizando uma linguagem simples e direta, através de testemunhos, pretende-se que o Cuidador se sinta acompanhado nos momentos psicologicamente mais difíceis, em que pode sentir frustração, cansaço, ira ou culpa, sentimentos comuns à maioria das pessoas que assumem este papel.
Síntese

Cuidados Centrados na Pessoa
A filosofia dos cuidados centrados na pessoa: respeito, dignidade, privacidade, reconhecimento de diferenças culturais e religiosas. A centralização dos cuidados na pessoa e nas suas necessidades é a atitude que se pretende que os Cuidadores profissionais assumam no seu trabalho.
Síntese | Manual

Comunicação e relação nos cuidados
A comunicação da relação de cuidar; comportamentos que favorecem a comunicação; prevenção e controlo de conflitos; comunicação na equipa de cuidados; comunicação com pessoas com necessidades especiais. Compreender que a comunicação é um instrumento valioso na prestação de cuidados e utilizá-la desse modo é o que se pretende que os Cuidadores façam no seu dia-a-dia.

Relação Cuidadores Familiares
Os cuidadores familiares, nos quais se incluem os amigos e os vizinhos, prestam a maior parte dos cuidados a pessoas dependentes na comunidade, sendo o seu papel absolutamente fundamental para as pessoas que cuidam e para a sociedade em geral. Este filme leva-nos a conhecer melhor os cuidadores familiares, as dificuldades que enfrentam no seu dia-a-dia e como os profissionais de saúde e toda a comunidade os devem apoiar.

Mobilidade, posicionamentos e transferências
A mobilidade é fundamental para a saúde e o bem-estar das pessoas, pois possibilita que o organismo realize todas as suas funções. Abordam-se aqui as consequências da imobilidade para a saúde dos doentes e também as noções básicas da mecânica corporal do cuidador, o que é fundamental para se evitarem lesões. Apresentam-se os posicionamentos e as transferências mais frequentes e aspetos relacionados com a prevenção de quedas e de úlceras de pressão.

Demência - Princípos Básicos do Cuidar
A demência é uma doença difícil de aceitar na nossa sociedade. É necessário ajudar as pessoas a lidar com as pessoas com demência, respeitando a sua dignidade e apoiando os respetivos Cuidadores. É preciso identificar os tipos mais frequentes de demência, e perceber os principais sintomas e a evolução natural da doença. O Cuidador da Pessoa com demência necessita de dominar técnicas e estratégias complexas de comunicação e saber lidar com problemas e comportamentos difíceis. Trata-se, assim, de uma atividade de elevada diferenciação e sujeita a um grande risco de sobrecarga psicológica.
Síntese | Manual

Lavagem correta das mãos passo a passo
Apresentam-se os princípios e boas práticas de limpeza e desinfeção em ambiente hospitalar e residencial, as zonas de risco nas áreas clínicas, o plano de limpeza, os princípios de utilização correta de detergentes e desinfetantes, os critérios de triagem de roupa e de resíduos hospitalares. E explica-se, passo a passo, como devem ser corretamente lavadas e higienizadas as mãos, de acordo com o preconizado pela Organização Mundial de Saúde.

Prevenção e controlo de infeção associada aos cuidados de saúde – Principais preocupações básicas: Higienização das mãos e Equipamento de Proteção Individual (Ambiente hospitalar)
A prevenção e controlo de infeção é fundamental em todas as unidades de saúde em regime de internamento. Apresentam-se os fatores de que dependem o desenvolvimento das IACS (Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde), os objetivos da prevenção e controlo de infeção, as principais precauções básicas (salientando a higiene das mãos, o uso adequado de equipamento de proteção individual e a higiene ambiental) e a prevenção de picadas acidentais.
Sintese | Manual

Prevenção e controlo de infeção associada aos cuidados de saúde – Principais preocupações básicas: Higienização das mãos e Equipamento de Proteção Individual (Ambiente residencial)
A prevenção e controlo de infeção é fundamental em todas as unidades de apoio social, em regime de internamento e/ou em regime de ambulatório. São objetivos deste filme conhecer os fatores de que dependem o desenvolvimento das IACS (Infeções Associadas aos Cuidados), conhecer os objetivos da prevenção e controlo de infeção, conhecer as principais precauções básicas (saber como fazer corretamente a higiene das mãos, saber como usar adequadamente o equipamento de proteção individual e ter noções de higiene ambiental) e como prevenir as picadas acidentais.
Síntese | Manual

Prevenção e Controlo da Infeção Associada aos Cuidados de Saúde - Controlo Ambiental
Apresentam-se os princípios e boas práticas de limpeza e desinfeção em ambiente hospitalar e residencial, as zonas de risco nas áreas clínicas, o plano de limpeza, os princípios de utilização correta de detergentes e desinfetantes, os critérios de triagem de roupa e resíduos hospitalares. E explica-se passo a passo - e no tempo real da duração da lavagem das mãos - como estas devem ser corretamente lavadas e higienizadas as mãos de acordo com o preconizado pela Organização Mundial de Saúde.

Isolamento de doentes infectados
Explicar ao próprio doente e aos familiares, visitantes e profissionais (de saúde e apoio social) por que é necessário o isolamento e a utilização de equipamento de proteção individual, sem que isso signifique maior gravidade na doença. Com o isolamento dos doentes, estes ficam defendidos de infeções transmitidas por outros doentes, profissionais ou ambientes infetados. Defendem-se também, assim, os profissionais, familiares e visitas, de eventuais infeções