Cuidar bem, fazer melhor (ADVITA)

Introdução ao Curso de Cuidadores

Modulos de Formação – Para ter acesso aos 12 módulos contacte: fundacao@telecom.pt

1º Modulo - Sentimentos e Emoções do Cuidador
Utilizando uma linguagem simples e direta, através de testemunhos, pretende-se que o Cuidador se sinta acompanhado nos momentos psicologicamente mais difíceis, em que pode sentir frustração, cansaço, ira ou culpa, sentimentos comuns à maioria das pessoas que assumem este papel.

2º Modulo - Cuidados Centrados na Pessoa
A filosofia dos cuidados centrados na pessoa: respeito, dignidade, privacidade, reconhecimento de diferenças culturais e religiosas. A centralização dos cuidados na pessoa e nas suas necessidades é a atitude que se pretende que os Cuidadores profissionais assumam no seu trabalho.

3º Modulo - Comunicação e relação nos cuidados
A comunicação da relação de cuidar; comportamentos que favorecem a comunicação; prevenção e controlo de conflitos; comunicação na equipa de cuidados; comunicação com pessoas com necessidades especiais. Compreender que a comunicação é um instrumento valioso na prestação de cuidados e utilizá-la desse modo é o que se pretende que os Cuidadores façam no seu dia-a-dia.

4º Modulo - Apoio nas Atividades da Vida Diária
Abordam-se de uma forma muito simples os princípios básicos de intervenção de um prestador de cuidados: apoio na higiene pessoal, mudança da roupa de cama, ajudar a vestir e despir, mobilidade e transferências, alimentação, comunicação, adaptação da casa e apoios técnicos, aspetos básicos da medicação. São procedimentos gerais, essenciais para que o cuidador consiga levar a bom termo a nobre, mas difícil tarefa de cuidar.

5º Modulo - Prevenção e controlo de infeção associada aos cuidados de saúde – Principais preocupações básicas: Higienização das mãos e Equipamento de Proteção Individual (Ambiente hospitalar)
A prevenção e controlo de infeção é fundamental em todas as unidades de saúde em regime de internamento. Apresentam-se os fatores de que dependem o desenvolvimento das IACS (Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde), os objetivos da prevenção e controlo de infeção, as principais precauções básicas (salientando a higiene das mãos, o uso adequado de equipamento de proteção individual e a higiene ambiental) e a prevenção de picadas acidentais.

6º Modulo - Prevenção e controlo de infeção associada aos cuidados de saúde – Principais preocupações básicas: Higienização das mãos e Equipamento de Proteção Individual (Ambiente residencial)
A prevenção e controlo de infeção é fundamental em todas as unidades de apoio social, em regime de internamento e/ou em regime de ambulatório. São objetivos deste filme conhecer os fatores de que dependem o desenvolvimento das IACS (Infeções Associadas aos Cuidados), conhecer os objetivos da prevenção e controlo de infeção, conhecer as principais precauções básicas (saber como fazer corretamente a higiene das mãos, saber como usar adequadamente o equipamento de proteção individual e ter noções de higiene ambiental) e como prevenir as picadas acidentais.

7º Modulo - Prevenção e controlo de infeção associada aos cuidados de saúde – principais preocupações básicas: controlo ambiental
Apresentam-se os princípios e boas práticas de limpeza e desinfeção em ambiente hospitalar e residencial, as zonas de risco nas áreas clínicas, o plano de limpeza, os princípios de utilização correta de detergentes e desinfetantes, os critérios de triagem de roupa e resíduos hospitalares.

8º Modulo -  Lavagem correta das mãos passo a passo
Com este filme aprende-se, passo a passo, e no tempo real da duração da lavagem das mãos, como deverão estas ser corretamente higienizadas de acordo com o preconizado pela Organização Mundial de Saúde.

9º Modulo -  Isolamento
É preciso explicar ao próprio doente e aos familiares e visitas a necessidade do isolamento e da utilização de equipamento de utilização individual específico em cada tipo de isolamento e que esta medida não significa maior gravidade da doença.
Com o isolamento defendem-se os doentes de infeções transmitidas por outros doentes, por profissionais ou ambientes infetados e defendem-se os profissionais, familiares e visitas de infeções contraídas pelos doentes.
A Prevenção e Controlo de Infeção aplica-se a todos, quer em unidades hospitalares, quer de apoio social, funcionando como uma barreira de proteção contra a infeção.

10º Modulo - Mobilidade, posicionamentos e transferências
A mobilidade é fundamental para a saúde e o bem-estar das pessoas, já que faz com que o organismo realize todas as suas funções. Neste filme fala-se das consequências da imobilidade para a saúde dos doentes, mas também são referidas as noções básicas da mecânica corporal do cuidador, fundamental para se evitarem lesões. Neste filme podem ainda ver-se os posicionamentos mais frequentes do doente na cama e também as transferências mais frequentes.

11º Modulo - Cuidadores Familiares
Os cuidadores familiares, nos quais se incluem os amigos e os vizinhos, prestam a maior parte dos cuidados a pessoas dependentes na comunidade, sendo o seu papel absolutamente fundamental para as pessoas que cuidam e para a sociedade em geral. Este filme leva-nos a conhecer melhor os cuidadores familiares, as dificuldades que enfrentam no seu dia-a-dia e como os profissionais de saúde e toda a comunidade os devem apoiar.

12º Modulo - Demências
A demência é uma doença difícil de aceitar na nossa sociedade. Com este filme pretende-se ajudar a lidar com as pessoas com demência, respeitando a sua dignidade e apoiando os respetivos Cuidadores. É preciso identificar os tipos mais frequentes de demência, os principais sintomas e perceber a evolução natural da doença. O Cuidador da Pessoa com demência necessita dominar técnicas e estratégias complexas de comunicação e saber lidar com problemas e comportamentos difíceis. Trata-se assim de uma atividade de elevada