Formação ao Segmento Sénior

De forma a dotar a população sénior de conhecimentos que lhes permitam desenvolver a sua formação nas novas tecnologias, a Fundação PT estabeleceu um protocolo de colaboração com a RUTIS (Rede de Universidades da Terceira Idade) para a dinamização de ações de formação na área das TIC (tecnologias de informação e comunicação).

Foram ministradas formações em 10 Universidades Seniores, tendo sido abrangido um total de 396 formandos. Foi desenvolvido um plano de incentivos para que estes repliquem as formações junto de outros alunos das universidades. A estas foram doados equipamentos informáticos que lhes permitem chegar a um total de 2.135 pessoas que frequentam estes espaços.

Sendo o envelhecimento ativo uma nova realidade e as Universidades Seniores uma das respostas sociais para esta situação, as aulas de TIC são as mais procuradas pelos alunos séniores. Neste sentido, e de forma a reforçar  a parceria entre a Fundação PT e as Universidades Seniores, em 2013 foi desenvolvida uma nova iniciativa, a criação de um Blog - http://usg.blogs.sapo.pt/ cuja dinamização foi promovida pelas Universidades Seniores.

Participaram ativamente neste desafio 13 Universidades. Pelos trabalhos apresentados, estas Universidades foram beneficiadas com serviços de comunicações PT e material informático.