Universidade LGP

Dicionário Terminológico em LGP da Universidade Católica Portuguesa

O Dicionário Terminológico em LGP é um Projeto do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.

Este projeto tem como objetivo fazer propostas terminológicas gestuais no que respeita a terminologia científica e técnica que faz parte da Licenciatura em Língua Gestual Portuguesa e difundi-las pela comunidade de gestuantes de LGP no nosso país, de forma a colmatar uma a lacuna de gestos científicos e terminológicos nas várias áreas do saber.

Trata-se de um dicionário terminológico bilingue aberto, em periódica atualização, que contém a entrada em língua portuguesa e o gesto eleito em LGP. O gesto neológico foi escolhido, exclusivamente, por autores Surdos. A criação dos gestos em LGP é dos Surdos autores deste Dicionário Científico Terminológico, coordenados por Amílcar Morais. A autoria dos verbetes e das definições em português é de Ana Mineiro e de Sara Carvalho, linguistas.

A Fundação PT, através do Projecto FeLis 2011 financiou parte deste projeto, sendo a outra parte financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo CIIS.