História e Património

Embora tenha definido a Educação, a Saúde e o Acesso às Comunicações como áreas prioritárias, a Fundação PT intervém ainda noutros domínios, estes ligados ao seu património.

O Projeto História e Património permitiram inventariar, preservar e divulgar um vasto acervo histórico, tecnológico e documental das empresas que deram origem ao Grupo Portugal Telecom, cuja guarda e tratamento foram confiados à Fundação PT.

Uma fita do tempo sintetiza a História das Telecomunicações em Portugal e regista a evolução social, política e das comunicações desde meados do século XIX até à constituição da Portugal Telecom.

Como resultado desse trabalho, podem ser apreciados diversos Equipamentos com História, que tiveram um importante papel no desenvolvimento das comunicações em Portugal, sendo igualmente marcantes os factos que se assinalam em Momentos com História.

Espaço museológico único no país, o Núcleo Museológico de Vilar, oferece aos visitantes uma visão do que eram, em meados do século passado, as comunicações estabelecidas através de centrais de comutação manual e que eram, por isso, assistidas por telefonistas.

Numa outra vertente do património da PT, são reveladas diversas peças da Coleção de Arte Contemporânea da Portugal Telecom, que integra mais de centena e meia de obras de artistas plásticos portugueses que têm marcado a criação artística contemporânea em Portugal.