O Centro Operacional de Satélites do Continente

Cada antena da Estação de Alfouvar tem dimensões e características próprias, comunicando apenas com um satélite.

Os satélites, no âmbito das Telecomunicações, são utilizados como pontes para as comunicações de rádio, telefone ou televisão.

 

Os satélites, no âmbito das Telecomunicações, são utilizados como pontes
para as comunicações de rádio, telefone ou televisão.



Sintra 1

Foi a primeira antena a entrar em serviço na Estação de Alfouvar, em 1974. Inicialmente utilizada para comunicações telefónicas, foi mais tarde empregue em comunicações de televisão. Em 1991, com o aparecimento de SINTRA 6 passou a prestar serviços ocasionais de televisão, restauração de cabos submarinos e de outras antenas, tanto de Sintra como de outros Centros.

Sintra 2
Entrou ao serviço em 1982, assegurando a partir dessa data todas as comunicações via satélite com as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Em 2001 continuava a operar tráfego doméstico com as estações de Ponta Delegada e Flores.

Sintra 3
Iniciou as comunicações em 1983 com cobertura para o Oriente e Extremo Oriente.
Foi construído em parceria com a empresa brasileira Embratel.

Sintra 4
Com tecnologia totalmente digital iniciou as comunicações de tráfego telefónico para a Europa em 1986. Mais tarde passou a receber e a transmitir programas de televisão entre a RTP e a Eurovisão. A partir de 1999 transmite a SIC Internacional para a América do Norte.

Sintra 6
Substituiu a antena SINTRA 1 em 1991, assegurando, a partir desse momento, as comunicações telefónicas internacionais via satélite. Foi a primeira antena a ser comandada remotamente a partir da Sala de Controlo através de um sistema informático. Com a introdução desta antena começou uma nova era no domínio do controlo remoto e da monitorização na Estação de Alfouvar.

Sintra 7
Preparada para prestar serviços a comunicações internacionais de empresa (Vsat e videoconferência) nos serviços de SMS (Satellite Multiservice System) e IBS (Intelsat Business Service), esta antena começou a funcionar em 1991.
Intelsat é a sigla para designar International Tecommunications Satellite Consortium, ou seja, Consórcio Internacional de Telecomunicações por satélite. Esta é uma empresa formada por vários países, subscritores de cotas, para explorar comunicações mundiais utilizando satélites artificiais da terra.

Sintra 8
Muito semelhante à Estação 7 complementa os seus serviços, tendo entrado ao serviço no mesmo ano. Destina-se também à recepção e transmissão de programas de televisão na banda K.

Sintra 9
Entrou ao serviço em 1993, assegurando a partir dessa data comunicações móveis com interligação à rede de dados e de mensagens. Opera tráfego marítimo, aeronáutico e móvel terrestre, sendo possível destacar o serviço que proporciona em situações de emergência.

Sintra 10
Estação móvel de comunicações, instalada numa caravana, que iniciou o seu funcionamento em 1991. Transmite e recebe em directo para satélites em zonas onde não exista uma ligação terrestre.

 

Estação TCR
Estação terrena composta por 8 antenas, que entraram ao serviço em 1989.
Tem como função o controlo de satélites de 2.ª geração lançados pela
Eutelsat – Organização Mundial de Comunicações para a Europa e Norte de África.



Veja as designações e características das restantes antenas que completam a Estação de Alfouvar...

Sintra 11
Antena que entrou ao serviço em 1996, com cobertura global. Destinada ao serviço de recepção e transmissão de televisão e rádio.

Sintra 12
Antena que entrou ao serviço em 1995, com cobertura global. Destinada ao serviço de transmissão permanente da RTP Internacional e das rádios associadas.

Sintra 13
Antena que entrou ao serviço em 1996, com cobertura global. Destinada ao serviço de recepção e transmissão televisiva e de rádio na banda Ka.

Facebook Twitter Twitter