A Fundação PT apoia todo o tipo de instituições?
Não, a Fundação PT apoia, preferencialmente, Instituições sem Fins Lucrativos (ISFL): Instituições Particulares de Solidariedade Social, Associações, Cooperativas, etc. Pode, também, estabelecer parcerias com instituições congéneres.

A Fundação PT apenas concede apoio a instituições?
A Fundação PT procura concretizar a sua intervenção fundamentalmente através do apoio a Instituições Sem Fins Lucrativos (ISFL) que desenvolvam atividades socialmente relevantes nas comunidades em que se inserem. Excepcionalmente podem ser ponderados casos pessoais, procurando-se, nesses casos, enquadrá-los no contexto da atividade desenvolvida pelas instituições que a Fundação PT apoia.

Que tipo de iniciativas podem ser apoiadas pela Fundação PT?
A Fundação PT concentra os seus esforços preferencialmente em projetos e iniciativas nas áreas da SaúdeEducação e Acesso às Comunicações, desenvolvidos em Portugal ou em países em que a Portugal Telecom esteja presente, designadamente nos PALOP. Por favor consulte a Política de apoios e Parcerias

Pretendo apresentar à Fundação PT um pedido de apoio. Para onde, e a quem, devo dirigi-lo? A Fundação PT só aceita pedidos de apoio através do formulário disponibilizado no seu website. Para se candidatar a um pedido de apoio/parceria para um projeto, vá a Pedidos de Apoio e preencha o formulário.

Como sei que a Fundação PT recebeu o meu pedido de apoio? O que irá acontecer após o envio da candidatura?
Depois de ter concluído o seu pedido de apoio on-line e selecionado "Enviar", receberá um e-mail informando que a candidatura foi recepcionada. Posteriormente será contactado, também por mail, para ser informado da decisão ou para lhe serem solicitados esclarecimentos adicionais.

Qual o período para apresentação de pedidos? Quando devo apresentar a candidatura?
A Fundação PT recebe pedidos de apoio desde 1 de Janeiro até 31 de Dezembro de cada ano civil, período durante o qual o respectivo formulário estará disponível.

Como posso aumentar a probabilidade de o meu pedido ser apoiado pela Fundação PT?
A consulta da Política de Apoios e Parcerias poderá esclarecê-lo sobre as áreas prioritárias de intervenção e aumentar a eficácia do seu pedido. Pode ser também útil rever a lista de perguntas frequentes (FAQs).

Tenho de apresentar sempre um orçamento detalhado?
A descrição clara dos objectivos e a apresentação de um orçamento detalhado, permitirão sempre uma análise mais concreta do pedido e dos meios necessários. Qualquer pedido em numerário deverá incluir obrigatoriamente um orçamento detalhado, que será oportunamente solicitado caso o pedido transite para apreciação de pormenor.

Qual o montante máximo de apoio concedido pela Fundação PT?
A Fundação PT não impõe um limite máximo de apoio. Muitos factores determinam a decisão que recairá sobre o pedido, designadamente o orçamento anual da Fundação, o valor solicitado, a sua adequação ao programa ou projeto a desenvolver, a existência (ou não) de financiamento próprio ou de outros parceiros, etc...

Como são selecionados os projetos a apoiar?
Muitos aspectos dos pedidos são levados em consideração, incluindo o seu enquadramento nas áreas prioritárias de intervenção da Fundação PT, a missão das instituições requerentes, a sua liderança, visão e estratégia, o montante solicitado, a relevância da sua intervenção junto das comunidades que serve, entre outros.

Posso apresentar mais de um pedido de apoio por ano?
Sim, não existe um limite anual para os pedidos de apoio por cada ISFL. Porém, recebendo a Fundação PT um número muito elevado de pedidos, procurará diversificar o leque de instituições a que concede apoios, sem perder de vista as áreas prioritárias de intervenção que definiu.

A Fundação PT financia viagens? Porquê?
Não. A Fundação PT suporta uma variedade de projetos a nível nacional e internacional, com ênfase nas áreas de intervenção prioritárias acima descritas, mas não concede apoios para organização de viagens. Por favor, consulte a Política de apoios e parcerias.

A Fundação PT só concede donativos em dinheiro?
Não. A Fundação PT também apoia projetos e ações através da disponibilização de produtos, serviços e voluntariado. Sugerimos que consulte as várias iniciativas, próprias ou de terceiros, que apoiamos em parceria, nos canais Saúde, Educação e Acesso às Comunicações ou, ainda, em Voluntariado.

Quero implementar um projeto que necessita do envolvimento de voluntários. Será que a Fundação PT pode ajudar?
Sim, os trabalhadores das várias empresas PT podem participar, observados alguns limites, em ações de voluntariado empresarial, desenvolvendo projetos PT, ou apoiando iniciativas de terceiros. Consulte o canal Voluntariado e no formulário de pedido de apoio especifique a necessidade de voluntários PT.

Como posso esclarecer dúvidas quanto à candidatura?
Se após a leitura atenta da informação disponibilizada no site da Fundação PT persistirem dúvidas, envie uma mensagem, expondo as suas necessidades de esclarecimento, para o e-mail fundacao@telecom.pt. A Fundação PT tentará dar resposta às questões que colocar.