Teleassistência

A Fundação PT tem vindo a apoiar projetos para o combate ao isolamento e capacitação da população senior, recorrendo às TIC,  em parceria com agentes locais de intervenção comunitária  tais como Municípios, Misericórdias, Corporações de Bombeiros e IPSS. As entidades parceiras conhecem profundamente a temática relacionada com o isolamento dos mais idosos, mas por vezes, desconhecem os benefícios das soluções TIC na gestão e melhor acompanhamento da população em risco, sendo este o papel diferenciador da intervenção da Fundação PT.

Destas parcerias  estabelecidas, resultaram um apoio direto superior a 2000 beneficiários, destacando-se o apoio a idosos nas zonas rurais da Madeira, em parceria com a ADNORMA,  com as Câmara Municipal de Gouveia. Alfândega da Fé e de  Ponta Delgada.

Sobre a teleassistência:

A teleassistência é uma solução para a rede fixa MEO com mais de 15 anos de existência, tendo ocorrido  em 2011 uma atualização do equipamento terminal.

A solução atual é composta por um telefone desenhado para idosos, no qual se destacam as teclas de chamadas diretas com possibilidade de colocação de fotos; tecla  SOS diretamente ligada a um callcenter; medalhão com tecla de SOS para acompanhar o idoso pela casa e que ao ser pressionado efetua uma chamada em alta voz.

A solução móvel, existente desde 2013, consiste num telemóvel com teclas de grandes dimensões e uma tecla de SOS que faz uma chamada de emergência para os números definidos pelo cuidador. Associado ao equipamento está disponível um portal online que permite configurar alertas no telemóvel, localizar o idoso por GPS e receber um alerta se ele sair de uma zona de segurança previamente definida.

Saiba +