Associação Conversa Amiga

Fundação PT apoia Quiosques de Saúde na cidade de Lisboa, como forma de aproximar pessoas idosas e carenciadas dos cuidados primários de saúde.

A Fundação PT de forma a dar resposta ao acesso facilitado dos cuidados de saúde primários em Lisboa, que afeta pessoas idosas e carenciadas, apoiou a iniciativa - Quiosque da Saúde, um projeto pioneiro e  inovador, promovido pela Associação Conversa Amiga (ACA), situado nas Olaias, Alcantara e Pegões.

Os Quiosques da Saúde têm como objetivo:

·   Estabelecer um acesso facilitado e seguro à saúde;

·   Prevenir o isolamento, exclusão e discriminação social de pessoas idosas e carenciadas;

·    Promover o envelhecimento ativo;

·    Articular o projeto com outras iniciativas da ACA e  com outros parceiros locais, para garantir um melhor acesso aos Cuidados de Saúde Primários do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e aos serviços sociais, por parte desta população.

Os Quiosques de Saúde foram projetados para serem uma primeira linha de cuidados de saúde, que pela proximidade física aos cidadãos, permitam um aceso fácil e rápido das pessoas idosas da comunidade local. A atividade destes Quiosques é desenvolvida por voluntários, essencialmente profissionais de saúde, que se disponibilizam para prestar serviços de enfermagem e cuidados primários de saúde.

A Fundação PT apoia esta iniciativa disponibilizando equipamentos tecnológicos e serviços de comunicação que permitem o registo das situações clinicas das pessoas  atendidas no Quiosque de Saúde, e, em caso de necessidade,  o respetivo encaminhamento para o Serviço Nacional de Saúde.

Tendo em conta o carater inovador do projeto, a ACA venceu o prémio da Missão Sorriso e até ao final do ano de 2015 prevê a inauguração de mais dois Quiosques em Lisboa, com o apoio da Camara Municipal de Lisboa.

O sucesso deste projeto passa pela identificação dos aspetos que, ao longo do tempo, correm melhor mas também pela identificação e correção dos que correm menos bem. Por isso, a atividade dos Quiosques será objeto de um relatório anual a partilhar com os seus parceiros, beneficiários e com a comunidade  em geral.