Está Lá Está Bem

O envelhecimento da população, é hoje em dia, um forte desafio para a Europa e para Portugal, que veem a pirâmide etária da sua população a inverter-se sem que as respetivas infraestruturas sociais e económicas tenham tido tempo de se ajustar a esta nova realidade.

A qualidade do envelhecimento, prolongando a autonomia e independência por períodos tão longos quanto possível, constitui um desafio à responsabilidade individual e coletiva.

A necessidade de responder a este desafio, fez com que a Fundação PT equacionasse a criação e implementação de programas integrados que visam o aumento da qualidade de vida na população sénior, minimizando situações de isolamento e vulnerabilidade social e fomentando a participação ativa destas pessoas na promoção da sua saúde, da sua autonomia e da sua independência na vida da sociedade.

Assim nasceu o "Está lá, Está bem ?"

Trata-se de um programa de voluntariado de proximidade que visa combater a solidão da população mais idosa que se encontre em situação de maior dependência e/ou isolamento social.

Este programa desenvolve-se em parceria com conjunto de Associações e Instituições de Solidariedade Social de apoio a séniores e baseia-se na criação de uma relação telefónica (eventualmente presencial) de proximidade entre voluntários PT e cidadãos idosos em situação de dependência ou isolamento social, previamente identificados como tal pela entidade de que são membros.

Este contacto telefónico entre um voluntario PT e o sénior, é efetuado semanalmente e durante uma hora. Os voluntários deste programa são sujeitos a uma formação prévia e o tempo de relacionamento telefónico é dedicado a estimular a auto estima e o sentido de pertença, além de procurar identificar eventuais situações de fragilidade adicional na pessoa acompanhada que, caso aconteça, serão de imediato relatadas à respetiva instituição.

Este programa prevê igualmente encontros festivos entre voluntários e idosos das várias instituições, com o objetivo de diversificar as relações pessoais e proporcionar momentos de convívio e troca de experiências.

Atualmente o programa" Está Lá, Está Bem?", abrange os idosos do Centro Social e Paroquial do Campo Grande, a Associação Mais Proximidade, Melhor Vida, a Associação Coração Amarelo (Delegação de Lisboa); o Centro Social e Paroquial São João de Brito.