Mais um Quiosque de Saúde em Lisboa 27 Jan

Mais um Quiosque de Saúde em Lisboa

Após o sucesso dos primeiros Quiosques de Saúde, a Fundação PT, a Tecnifar, o Prémio Missão Sorriso e a Junta de Freguesia de Alcântara apoiam a  Associação Conversa Amiga (ACA), na criação de um novo Quiosque da Saúde, em Alcântara (Lisboa).

O Quiosque da Saúde é um projeto de inovação e empreendedorismo social que pretende facilitar o acesso à saúde primária a pessoas idosas e outras da comunidade, ao mesmo tempo que minimiza o isolamento e a exclusão que a idade e falta de acesso à saúde potenciam.

A participação da Fundação PT neste projeto pioneiro e inovador passa essencialmente por disponibilizar equipamentos tecnológicos e serviços de comunicação que permitem o registo das situações clinicas das pessoas  atendidas no Quiosque de Saúde, e, em caso de necessidade, o respetivo encaminhamento para o Serviço Nacional de Saúde.

Este quiosque funciona como um pequeno consultório, aberto várias vezes por semana, com profissionais e voluntariado de medicina e/ou enfermagem. Através de consultas e conversa, o Quiosque da Saúde permite acesso básico à saúde de forma simples e próxima, promovendo o bem-estar e felicidade das pessoas.

Através da disponibilização das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, que atualmente equipam os  Quiosques da Saúde já em atividade, a Fundação PT pretende contribuir para o sucesso desta iniciativa, indo ao encontro de um dos seus compromissos, a saúde e o bem-estar da sociedade em que se insere.

No ano de 2015 foram beneficiados mais de 1400 utentes, sendo a “Proximidade do Quiosque da Saúde”o factor que justifica o elevado numero de acessos, onde se destaca o recurso às consultas de medicina (41%) e de enfermagem (53%).

Presente já nas Olaias (Lisboa) e em Pegões (Montijo), o projeto que tem vindo a ser reconhecido nos últimos dois anos, nomeadamente, pela Fundação Manuel António da Mota e pela Missão Sorriso, promove agora, em Alcântara, uma “nova relação com a saúde – fácil, simples, próxima, com interação social – tal como comprar uma revista ou jornal num quiosque”.

Este é mais uma resposta inovadora da Fundação PT na promoção da Saúde e Bem-Estar beneficiando as pessoas mais idosas e carenciadas.