Projeto de Teleassistência apoia seniores em Alfândega da Fé 13 Jan

Projeto de Teleassistência apoia seniores em Alfândega da Fé

O Município de Alfândega da Fé em parceria com a Fundação PT vai implementar um serviço de Teleassistência destinado a seniores económicamente carenciados e em situação de emergência ou isolamento.

Os primeiros equipamentos de Teleassistência foram entregues hoje numa sessão pública no Auditório da Biblioteca Municipal de Alfândega da Fé.

Este projeto surge no âmbito das respostas sociais de inclusão e combate ao isolamento de séniores no Município de Alfandega da Fé, onde as soluções tecnológicas de comunicação apoiadas pela Fundação PT assumem um papel diferenciador ao contribuir significativamente para autonomia desta população nas suas casas, bem como, para a sua segurança e bem-estar.

Um projeto-piloto no concelho vai abranger, nesta primeira fase, 10 seniores selecionados de acordo com critérios que permitem identificar as condições de vida e riscos associados à população com mais de 65 de anos do concelho, permitindo um diagnóstico a estes munícipes e possibilitando adaptar as respostas às suas necessidades.

Sobre a Teleassistência

A Teleassistência é um serviço telefónico de apoio, garantido pela Fundação PT, e é composto por umtelefone com características especiais a instalar em casa do beneficiário e um dispositivo emissor portátil com um botão de emergência, que pode ser usado ao pescoço ou no braço.

Este serviço permite ao beneficiário, em caso de manifesta necessidade, entrar em contacto com os serviços de apoio escolhidos para o efeito e, deste modo, garantir o acionamento dos meios de socorro mais adequados à sua situação.
Saiba como funciona, aqui.

Saiba +   Reportagem SIC