“Paisagens de memórias” em exposição 19 Jan

“Paisagens de memórias” em exposição

Está em exposição a obra de Gonzalo Bénard influenciada pelos sítios onde viveu nos últimos 20 anos, entre Barcelona, Paris e Lisboa intercalando com grandes temporadas nos Himalaias e no Sahara.

Com um trabalho essencialmente autobiográfico, aborda diversos rituais e ritos inspirados nas várias culturas onde tem vivido – ou por onde tem passado -; na montanha, no mar ou em espaços urbanos, sempre celebrando as matérias da vida e da morte.

Crescendo na capital portuguesa, onde estudou com vários Mestres de Belas Artes, da escultura à pintura, Gonzalo Bénard estudou num Mosteiro Escola Budista de filosofia, pintura e danças marciais, com algumas incursões pela alta montanha onde se encontrava, onde aprendia e praticava com os Xamanes Tibetanos. No Sahara, encontra-se periodicamente com os Xamanes Berberes e Tuaregues, com os quais tem prosseguido a sua aprendizagem, a par da óbvia inspiração criativa que advem de todo este percurso de vida.

Em ligação direta à natureza, tanto a sua obra de pintura e desenho, em papel ou em tela, assim como o seu trabalho de fotografia resultam muitas vezes de períodos intensos de meditação transcendental e de práticas xamânicas, terminando por representar visões cada vez mais ao encontro do seu próprio mundo de silêncio, sempre fascinado com o triangulo Cérebro-Mente-Consciência.
Contando com mais de 45 exposições realizadas um pouco por todo o mundo, desde Los Angeles a Helsínquia, passando por Lisboa e Londres, Gonzalo Bénard nasceu com uma necessidade de criar, de se expressar visualmente ou pela escrita. As suas obras têm sido publicadas em diversas revistas internacionais de referência, tais como as consagradas Eyemazing, The Opera ou Mossless sobre fotografia de autor, ou em publicações da Tames & Hudson, entre outras.

O seu trabalho está também representado em várias coleções nacionais e internacionais, privadas e públicas, como a Fundação de Serralves, a Fundação Portugal Telecom ou a coleção de fotografia de Sir Elton John, considerada a maior e melhor coleção de fotografia artística contemporânea. A sua obra marca também presença em algumas séries de cinema e TV de Hollywood, como a “Rogue” ou “Agent X”, de Sharon Stone.

É frequentemente convidado para lecionar em escolas e universidades de fotografia e multimedia emdiversas cidades do mundo, como Mexico, Chicago, Brighton ou Teherão.

Presentemente algumas das suas obras poderão ser vistas numa exposição a decorrer no Espaço PT Andrade Corvo até 17 de Fevereiro, nos dias uteis entre as 9h e as 19h. Nesta exposição está também em exibição um vídeo do autor que pode ver aqui. Desde sempre com forte presença nas redes sociais (FB – GonzaloBenard; IG – GWBenard), Gonzalo Bénard pode ser encontrado na sua página web www.gbenard.com ou através do email gbenard@gbenard.com