Salas de aula equipadas com tecnologias de acessibilidade apoiadas pela Fundação PT 24 Jan

A partir deste mês, a Escola Secundária António Lopes Vieira em Leiria, conta com 4 salas de aula equipadas com tecnologias de acessibilidade apoiadas pela Fundação PT.

Estas salas destinam-se ao ensino de mais de 100 alunos com necessidades educativas especiais, sendo que 3 destas salas são de Currículo Específico Individual (CEI) e a outra, uma sala específica para alunos com surdez.

Este projeto nasceu da conjugação da iniciativa da equipa de educação especial da Escola de Leiria, que ambicionou facilitar a aquisição de conhecimentos e competências dos alunos com NEE. Foram criadas salas adaptadas a esse fim, com a Fundação PT, que identifica e apoia projetos de inclusão digital da população, em particular, facilitando o acesso de todos à educação através de soluções tecnológicas de acessibilidade.

Neste contexto, a Fundação PT apoiou soluções especiais que incluem equipamentos adaptados com PT Grid 2 - um software adequado a utilizadores com limitações neuro motoras, cognitivas ou da fala – e PT SPC - uma licença que serve para ativar os mais de 4.800 símbolos existentes no software PT Grid 2.

A formalização deste apoio foi assinalada através de uma cerimónia realizada no Auditório da Escola Secundária AVL no dia 23 de janeiro pelas 15h30. A cerimónia foi liderada pelo diretor da ESALV, Dr. Luis Pedro de Melo Biscaia e pela Diretora da Fundação PT, Dra. Graça Rebocho, sendo que contou ainda com a presença de outras entidades de que destacamos, a Vereadora da Educação (Dra. Anabela Graça), a  Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Leiria (Dra. Ana Valentim), o representante da Direção Geral de Estabelecimentos Escolares - Centro (Dr. José Caseiro), o Representante do Conselho Geral da Escola,  a Equipa de Educação especial da Escola, a Presidente da Associação de Pais (Dra. Maria João Cajadão) e a Presidente da Associação de Estudantes da Escola (Rita Coimbra).