Tecnologias de comunicação fazem a diferença no apoio às vítimas 26 Jan

Tecnologias de comunicação fazem a diferença no apoio às vítimas

A formação dos profissionais da APAV ficará facilitada a partir de hoje através das tecnologias de comunicação disponibilizadas pela Fundação PT.

Foi celebrado um Protocolo de Colaboração entre a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e a Fundação Portugal Telecom, que tem por objetivo disponibilizar a Plataforma Formare, da Fundação PT à APAV para a criação de cursos em formato b-learning e e-learning para os colaboradores da instituição, qualificados na prevenção e no apoio a vítimas de crime, seus familiares e amigos/as, bem como na promoção dos direitos das mesmas.

A APAV, garante atendimento às vítimas de crime, suas famílias e amigos, disponibilizando serviços de qualidade, gratuitos e confidenciais através da linha de Apoio à Vítima, apoiada também pela Fundação PT – 116 006.

As enormes evoluções nas tecnologias de comunicação na última década criaram novas oportunidades para a melhoria de vida de todos, e a APAV tem procurado o apoio da Fundação PT para estender as capacidades da sua atividade através destes meios.

Formação de profissionais de apoio à Vítima
Anualmente, e em média, são realizados mais de 700 eventos formativos a mais de 20 000 participantes de todo o país.

Caracterização das Vítimas
De acordo com as últimas estatísticas disponíveis, de 2015, em Portugal foram registados mais de 23 000 crimes e mais de 9600 vitímas.

Linha de Apoio à Vítima
Anualmente e em média, são realizados mais 34 000 atendimentos a vítimas de crimes ou de outras formas de violência.