Azambuja já tem uma Loja Solidária 16 Mar

Azambuja já tem uma Loja Solidária

Com o apoio da Fundação PT, o concelho da Azambuja passou a ter uma Loja Social que conta com a participação da Câmara Municipal e da CerciFlor da Vida.

Esta nova loja, designada por Loja SOL tem por objetivo suprir as necessidades imediatas das famílias mais carenciadas do concelho, através da recolha de bens novos ou usados em bom estado, doados por particulares ou empresas e da atribuição dos mesmos. A Loja Social já está a incentivar o envolvimento da comunidade local na recolha de bens, nomeadamente vestuário, roupas de casa, brinquedos e material escolar, a incrementar a responsabilidade social no concelho e a dinamizar a prática de voluntariado empresarial.

Deste modo, o concelho da Azambuja, promove, em articulação com a CerciFlor da Vida e os demais parceiros, uma resposta social inovadora e sustentável, direcionada aos segmentos de população mais carenciados.

A Fundação PT requalificou este espaço, concretamente na adaptação à respetiva atividade, à utilização específica desta loja e às características culturais da população a apoiar.

De acordo com Graça Rebocho, Diretora da Fundação PT, “as lojas sociais são espaços de solidariedade que contribuem para dignificar a atribuição de bens essenciais às famílias mais carenciadas e, de algum modo, para ajustar a distribuição dos produtos em função das necessidades de cada agregado familiar”.

Esta loja social veio aumentar o projeto Lojas Sol que a Fundação PT tem vindo a apoiar em diversos locais. São exemplo, as lojas sociais agregadas pela Comissão Social da Junta de Freguesia de Águas Livres, as lojas dos mercados de São Bento, da Reboleira e da Buraca e da freguesia de Santo António, nas quais as instituições podem ceder ou vender produtos doados a preços simbólicos.

O valor angariado na distribuição bens, reverterá essencialmente para os projetos de ação social da instituição gestora da loja, para distribuir pelas famílias mais carenciadas e para a sustentabilidade da Loja Social.

Conheça outras iniciativas:
Valor Humano recebe visita de Presidentes