Programa "Estou Aqui !" alargado aos Seniores 16 Mar

Programa "Estou Aqui !" alargado aos Seniores

O programa Estou Aqui Adultos!, lançado pela Fundação PT e a PSP em 2015, é a partir de hoje alargado a todo o território nacional, contando com o apoio de um conjunto de instituições parceiras: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Alzheimer Portugal, Fundação Liga, CRINABEL e CERCILISBOA.

Estão estas entidades, incumbidas de identificar os possíveis destinatários do Estou Aqui Adultos!, como cidadãos que padeçam de desorientação na via pública, evidenciando dificuldades em recuperar o trajeto de volta aos respetivos destinos. Através deste programa, será dada uma resposta célere e eficaz às situações de vulnerabilidade, como forma de salvaguardar em condições controladas e em tempo útil a segurança e o bem-estar dos visados.

Para aderir ao Estou Aqui Adultos!, bastará fazer uma pré-inscrição no site do programa, em https://estouaquiadultos.mai.gov.pt/Pages/Home.htm, seguir os passos indicados e levantar a pulseira na esquadra selecionada. O programa prevê dois tipos de pedido, consoante seja o próprio utilizador a solicitar a pulseira (opção “Pedido pelo Próprio”), um cuidador ou a instituição (opção “Pedido Instituição/Cuidador”).

As pulseiras são gratuitas e não possuem qualquer dado de identificação do utilizador, com vista a salvaguardar a sua privacidade. São compostas por uma fita em tom neutro e por uma chapa metálica com um código alfanumérico, único para cada utilizador, que será descodificado pela PSP após uma chamada para o número de emergência (112).

Na sua fase inicial de piloto, o Estou Aqui Adultos! abrangeu um universo de mais de 500 pessoas, tendo ao longo de mais de um ano vindo a confirmar a apetência dos utilizadores para a mecânica do programa e a importância, corroborada por todas as instituições envolvidas, de ter para situações de vulnerabilidade uma solução com estas características e utilidade.

Programa Estou Aqui! – pioneiro em Portugal

Lançado em 2012 com o apoio da Fundação PT e desde há quatro anos também com a intervenção do MEO Kids (marca da PT orientada para o segmento infantil), o programa Estou Aqui! já permitiu abranger mais de 163 mil crianças. O Estou Aqui! visa facilitar e agilizar a localização dos educadores e/ou pais de crianças perdidas essencialmente no verão, mediante a distribuição gratuita de pulseiras.

O contributo da PT reside também na vertente de responsabilidade social, concretizada através da experiência e do know-how da Fundação PT, associada ao Estou Aqui! desde o arranque do programa. O background da Fundação PT permite acompanhar e monitorizar do ponto de vista social a intervenção dos vários parceiros envolvidos no Estou Aqui!, procurando concertar esforços no sentido de despertar, consciencializar e mobilizar a sociedade portuguesa no seu todo para a prevenção e a intervenção imediata em situação de isolamento ou perda de crianças e, nesta extensão que hoje se assinala a todo o país, também de adultos.

Paralelamente, a importância da Fundação PT destaca-se pelo contributo ao nível da segurança, tema em que atua em programas educativos e lúdicos orientados para a pedagogia da segurança infantil, como é o caso do Comunicar em Segurança, também disponível para seniores, que promove o desenvolvimento da sociedade da informação e o combate à infoexclusão. Valores sociais fundamentais, como a segurança, são estratégicos para a construção de uma cidadania mais participativa e consciente. No Estou Aqui!, a Fundação PT e a PSP atuam em conjunto para reforçar esta perceção.