Consignação do IRS - Dar esperança, à esperança de vida! 30 Mar

Consignação do IRS - Dar esperança, à esperança de vida!

O envelhecimento da população é hoje em dia, uma realidade que representa um enorme desafio civilizacional às sociedades contemporâneas, exigindo delas, a criação de estratégias voltadas para inclusão social e económica desta crescente faixa etária.

A realidade nacional e europeia
Em Portugal a população acima dos 65 anos de idade já é superior a 20% da totalidade da população nacional e tende a ser mais expressiva a cada ano que passa.

O envelhecimento demográfico pode vir a ter efeitos perversos sobre o equilíbrio sociedade, podendo agravar o peso daqueles que são discriminados em função da sua idade e por falta de respostas sociais adequadas.

De acordo com as Nações Unidas, o envelhecimento da população é de facto um dos maiores desafios que a Europa enfrenta. Para o efeito, recomenda que se reflita sobre a adaptação da sociedade a esta nova realidade, nomeadamente nas áreas da prevenção ativa em matéria de saúde, da adaptação da cidade às pessoas mais idosas, do acesso mais fácil destas à Internet, da adaptação dos produtos e serviços às características destas pessoas e ao aumento da participação e integração desta população no mundo associativo.

A intervenção da Fundação PT
É possível ainda hoje esperar o pior e o melhor desta evolução da estrutura etária. Tudo depende da vontade do presente. E, tudo indica que a mudança para a inclusão social dos idosos deve alicerçar-se no envolvimento de cada cidadão e da sociedade.

Neste sentido, a Fundação PT, procura ser um agente de mudança positiva na sociedade portuguesa sobretudo em todas as áreas onde as tecnologias de comunicação e a acessibilidade digital possam fazer a diferença para a inclusão social e bem-estar da população. Por isso, o tema do envelhecimento ativo e do bem-estar da população sénior está agora a ser endereçado através da criação de um programa de intervenção e da identificação de um conjunto de parcerias relevantes e estratégicas a nível nacional.

A consignação do seu IRS
É para este programa de apoio à integração social e bem-estar dos séniores que a consignação do seu IRS irá contribuir!

Não se esqueça de registar essa intenção antes de submeter o seu IRS.

Para quem aceitar este desafio, precisa ter em conta que quando preencher o Modelo 3 do IRS, anexo H, quadro 11, campo 1101, deve assinalar que a instituição por si escolhida é uma instituição particular de solidariedade social, indicar o Número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC), vulgo Número de Contribuinte, que no caso da Fundação PT é o – 506 421 104 - , e assinalar que é referente ao IRS.

Consulte também a lista de todas as outras  entidades que podem beneficiar da consignação do IRS relativa a 2016 disponível no Portal das Finanças/ Apoio ao Contribuinte/ Entidades autorizadas a beneficiar da quota de consignação. Consultar a Listagem.