Conhecer o passado das Comunicações em Vilar 17 Abr

Conhecer o passado das Comunicações em Vilar

O Núcleo Museológico de Vilar é um espaço museológico coordenado e dinamizado pela Fundação PT e sucede a um museu inaugurado em 1983 pelos TLP, num edifício destinado a albergar, em 1974, a central telefónica de Vilar, de comutação manual.

Este espaço continua a atrair a atenção de quem pretende conhecer o passado para melhor entender o presente das comunicações em Portugal. No primeiro trimestre, do corrente ano, mais de 200 visitantes, entre alunos, professores e  grupos culturais, deixaram-se surpreender com histórias e memórias de outros tempos.

Cerca de cinco mil visitantes dos mais variados públicos, estudantes do ensino básico e universitário, investigadores, turistas, entre outros, visitaram este local que está aberto apenas dois dias por semana e onde todos referem o encanto especial de se poder comunicar através de meios com um século de existência, numa era que é dos “smart phones”.

Concebido inicialmente com objetivos pedagógicos, este núcleo tem vindo a proporcionar visitas guiadas dando a conhecer o interessante percurso de evolução das comunicações até aos nossos dias e momentos históricos desta evolução, com a possibilidade de os visitantes experimentarem e manusearem os equipamentos, nomeadamente as centrais telefónicas, podendo estabelecer comunicações, permitindo aos visitantes, uma viagem ao tempo em que as comunicações não eram automáticas, e em que, às telefonistas, era confiado um papel fundamental para assegurar o bom funcionamento da rede de comunicações.

Saiba +
e deixe-se levar pela magia das Comunicações.