Fundação PT lança Serviço Baby Care no Centro Hospitalar do Oeste 11 Jul

Fundação PT lança Serviço Baby Care no Centro Hospitalar do Oeste

A Fundação Portugal Telecom (Fundação PT) acaba de lançar o Serviço Baby Care no Centro Hospitalar do Oeste, Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras (CHOeste).

Pioneiro a nível mundial e desenvolvido na sua totalidade pela Portugal Telecom (PT), este serviço permite aos pais dos bebés internados na Unidade de Neonatologia, acompanharem os seus filhos 24h/7 dias por semana a partir de um computador com ligação à Internet.

Nesta unidade hospitalar, existem atualmente oito câmaras de vídeo ligadas a um servidor de IP junto das incubadoras e berços que permitem aos pais acederem mediante uma senha atribuída pelo hospital à incubadora, onde se encontra o bebé.

O Serviço Baby Care, está vocacionado para hospitais públicos ou privados com Unidade de Neonatologia. Este serviço é totalmente financiado pela Fundação Portugal Telecom, que adaptou as potencialidades das novas tecnologias de comunicação e informação colocando-as ao serviço dos profissionais de saúde e das famílias, funcionando atualmente em 10 hospitais que, equipados com 100 câmaras, beneficiam 1500 famílias.

Segundo Graça Rebocho, directora da Fundação PT, "o serviço Baby Care foi instalado pela Fundação PT, no âmbito da "estratégia de responsabilidade social da empresa" que, segundo a mesma, "faculta esta tecnologia a todos os hospitais públicos que a solicitem".

A Fundação PT reforça assim a sua estratégia de responsabilidade social numa altura em que a média de Nados Vivos Prematuros e Nados Vivos com Baixo Peso, é de aproximadamente 8%. Desde 2004 que em Portugal, este numero tem vindo a aumentar. Ver vídeo