Surf e Intervenção Social na mesma onda 25 Jul

Surf e Intervenção Social na mesma onda

A Fundação PT nas suas diferentes áreas de atuação promove a saúde e bem-estar a crianças e jovens em risco de exclusão social.

Aproveitando a época balnear, a Fundação PT apoiou a iniciativa Wave by Wave, promovendo o espirito do Voluntariado associando-o aos benefícios da prática do surf e contacto com a natureza.

A iniciativa ocorreu em Lisboa em 3 Campos Wave by Wave e foi através da ação “Dar as Mãos sem Idade”, uma das iniciativas do Voluntariado da Fundação PT, dirigida aos filhos dos colaboradores PT entre os 16 e os 22 anos, que 50 crianças e 16 voluntários, entraram na mesma onda, enriquecendo valores como a  identidade, a resiliência e a autonomia dos participantes.

A Wave by Wave é um projeto terapêutico que usa a surf therapy, pensada e levada a cabo por técnicos de saúde mental e instrutores de surf, para intervir junto de populações de risco de forma continua. Trata-se de um método já utilizado noutros países (Reino Unido, Austrália e África do Sul), com resultados comprovados.

A Fundação PT e a Wave by Wave contribuíram assim para a reabilitação física e psicológica, deste segmento da população utilizando o surf como ferramenta para a construção de valores fundamentais como o respeito, o diálogo, a escuta empática e ativa, a não violência, o ensino pelo exemplo e a recetividade.

Os testemunhos:

"Desde o início que a wbw me "enfeitiçou". Inicialmente fiquei apenas feliz e muito curiosa por ser um projeto com uma iniciativa lindíssima. Mas a verdade é que ter tido a oportunidade de estar presente nestas semanas foi mais que um privilégio!! É magia o que este grupo faz...transformar olhares vazios em olhares cheios de brilho e amor para distribuir! E a alegria que vai surgindo? Essa é contagiante! Nunca senti uma reciprocidade tão grande, vim para dar um pouco e voltei com ainda mais! Obrigada"
Bárbara

"Terminou hoje uma semana muito intensa onde dei muito de mim física e sobretudo emocionalmente, mas ainda assim, foi muito pouco comparado com o que recebi.
Foi um wave by wave de boas emoções, dentro e fora de água.
Faço voluntariado há mais de 15 anos e nunca tinha tido uma experiencia assim. Esta proximidade com os miúdos através do surf chega a ser mágica de tão autentica e gratificante que é.
Obrigada Zé e Ema, e por favor, contem comigo sempre."
Patrícia

"No Wave By Wave foi possível com pequenos gestos constatar que o Surf pode ser uma potente ferramenta de mudança de comportamentos. Para mim foi uma honra e bastante gratificante fazer parte desta equipa (a que actualmente trato por família) e ver como se conseguiu alcançar em cada grupo com apenas uma semana de sessões de terapia pelo surf. A constância de intervenções terapêuticas sustentadas neste tipo de abordagem e feitas de uma forma mais sistemática, vai trazer certamente ganhos muito maiores com objectivos terapêuticos traçados a médio e longo prazo. No mar somos todos iguais, conseguimos esbater barreiras e mudar atitudes. Aloja."
João Taborda, terapeuta ocupacional e instrutor de surf

Ver vídeo