Educação escolar vai beneficiar de sala multissensorial 14 Set

Educação escolar vai beneficiar de sala multissensorial

Assinalando o regresso às aulas, inaugurou-se no dia 13 de setembro, uma sala Snoezelen, na escola sede do Agrupamento Fernando Casimiro Pereira da Silva, em Rio Maior.

A sala, destinada essencialmente a alunos com Necessidades Especiais, poderá ser usada por qualquer outro aluno ou membro da comunidade escolar, com especial destaque para os alunos do 1.º ciclo, durante a “happy hour”. O que a "Happy Hour"? A "Happy Hour" consiste em momentos de relaxamento, no início da atividade letiva e durante a mesma, onde as crianças e os jovens desta escola, poderão experienciar sensações através dos equipamentos disponíveis na sala Multi (sensorial).

O conceito da sala de Snoezelen proporciona conforto através do uso de estímulos controlados, e oferece uma grande quantidade de experiências sensoriais que podem ser usados de forma individual ou combinada, entre os efeitos do som, da luz, da estimulação táctil e dos aromas.

Esta escola faz parte do PPIP – Projeto Piloto de Inovação Pedagógica, sendo de referir que apenas seis agrupamentos participam neste piloto.

A Fundação PT é parceira do Agrupamento, tendo apoiado o Projeto Activelab e agora a Sala Snoezenlen, com diversos equipamentos e software, com o objetivo principal de contribuir para a inclusão escolar e social dos alunos com Necessidades Educativas Especiais.