FUNDAÇÃO PT APOIA A APAV COM ATENDIMENTO PERSONALIZADO A UTENTES DA COMUNIDADE SURDA 6 Dez

A partir de hoje, a APAV conta com atendimento personalizado em Língua Gestual Portuguesa para a comunidade surda, em todo o país.

O atendimento personalizado a surdos será gratuito e efetuado por via do acesso ao serviço de vídeo-interpretação, por telemóvel ou online, para todos os que contactarem a Linha de Apoio à Vítima da APAV.

Na APAV está um profissional capacitado para o atendimento personalizado com recurso a um intérprete de Língua Gestual Portuguesa que,  do outro lado da linha,  irá intermediar a relação com o utente surdo. Deste modo, os mais de 120 mil cidadãos surdos do país passam a contar, através desta solução, com um atendimento mais inclusivo, que visa dar a esta comunidade as condições necessárias para usufruir dos serviços de apoio à vítima de crime, suas famílias e amigos, através de serviços de qualidade, confidenciais, e gratuitos.

Esta solução inovadora da Fundação PT, em parceria com a ServiIn, pretende contribuir para que exista um atendimento adaptado à comunidade surda, procurando dar resposta às necessidades específicas da população com necessidades especiais, no continente e ilhas. Recentemente a Fundação PT inaugurou este serviço numa rede de 20 lojas MEO e, a partir de hoje, estará também disponível para os utentes da APAV em todo o país.

Esta é mais uma área onde as tecnologias de comunicação fazem a diferença na promoção da inclusão e melhoria da qualidade de vida de todos.

Linha de Apoio à Vítima, 116 006, é um serviço de atendimento telefónico personalizado e qualificado que informa, e aconselha e apoia quem foi vítima de crime, de qualquer crime, seus familiares e amigos, através da prestação de informação sobre os seus direitos, de apoio psicossocial, bem como de aconselhamento sobre questões financeira e práticas decorrentes do crime.(disponível nos dias úteis das 9h às 19h)