Dia da Internet Mais Segura 2018, assinalado hoje em Braga 6 Fev

Dia da Internet Mais Segura 2018, assinalado hoje em Braga

Mais de 130 países juntaram-se hoje ao Dia da Internet Mais Segura 2018, uma iniciativa que começou na Comissão Europeia e acabou por se espalhar por todo o mundo.

Em Portugal, foi assinalado pelo Consórcio Centro Internet Segura, num evento que decorreu em Braga.
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Direção-Geral da Educação, Instituto Português do Desporto e Juventude, a Microsoft Portugal e a Fundação PT, que formam o consórcio Centro de Internet Segura, organizaram um seminário dedicado à iniciativa, com o tema “Cria e partilha com responsabilidade: uma melhor internet começa contigo.”

O evento decorreu entre as 9h30 e 13h00 no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Campus de Gualter. Em discussão estiveram temas relacionados com aplicações de encontros, jogos e armazenamento e acesso aos dados.

A parte da tarde começou pelas 14h15, no auditório do IPDJ, em Braga, e foi dirigida aos mais jovens, contando com a participação do comediante Guilherme Geirinhas e com a apresentação da peça de teatro “ID, A tua Marca na NET 2.0” a cargo dos atores, Pedro Górgia, Alexandre da Silva e Tiago Aldeia.

A utilização segura da internet não pode estar mais na ordem do dia: é um dos principais temas em qualquer conferência sobre novas tecnologias e é um dos grandes desafios da atualidade.
A velocidade da comunicação e a facilidade de acesso e produção de informação suscitam preocupações relacionadas com a segurança de dados online e com a vulnerabilidade de camadas de população expostas a maiores riscos.
É esta a vocação do Consórcio de internet Segura em Portugal, que assinalou hoje também o seu 10º aniversário, aproveitando para fazer o balanço dos projetos que tem desenvolvido ao longo do tempo no sentido de contribuir para uma maior literacia digital dos portugueses. Ver vídeo