Cientistas portugueses - Onde estão e o que fazem? 11 Abr

Cientistas portugueses - Onde estão e o que fazem?

A GPS é uma plataforma de registo de cientistas portugueses no estrangeiro que dá a conhecer quem são, onde estão e o que fazem, e permite a respetiva interação social, académica e profissional.

A GPS, (Global Portuguese Scientists) com pouco mais de 1 ano de existência, foi idealizada Fundação Francisco Manuel dos Santos, concretizada através da tecnologia “Campus” - redes sociais para contextos educativos - desenvolvida numa parceria entre a Altice Labs e a Universidade de Aveiro, e apoiada pela Fundação PT desde o início.

Conta atualmente com mais de 3 700 inscrições de investigadores portugueses no estrangeiro – em mais de 93 países - que, além de estarem mapeados, com rosto, lugar e voz na vida nacional, partilham entre si conhecimento e experiências de vida muito enriquecedoras.

Criar novas redes sociais para públicos específicos implica compreender as dinâmicas existentes em cada grupo e apresentar serviços que tragam mais valias relativamente às funcionalidades oferecidas nas plataformas mais genéricas.

O mapeamento dos cientistas portugueses pelo mundo, através do GPS, é um agregador de valor que se propõe conseguir que estes utilizem a plataforma para comunicar e, desse modo, contribuir para a discussão de assuntos relevantes para Portugal e para a ciência em geral.

Os serviços disponibilizados no GPS foram idealizados como espaços privilegiados para promover a comunicação de um modo descentralizado, por exemplo, permitindo que os cientistas GPS possam criar grupos livremente, de acordo com os seus projetos e necessidades de comunicação.

Com mais de um ano de existência a plataforma renova-se a cada dia, com mais funcionalidades, com mais investigadores e com mais projetos, que contribuem decisivamente para o engrandecimento da comunidade científica portuguesa no mundo e para a disseminação do conhecimento.

A atividade de alguns dos membros desta comunidade é bem elucidativa da importância desta rede e, os testemunhos dos seus textos também não deixam dúvidas!

A Fundação PT continuará a contribuir para esta causa que, a par com o Sapo Campus (plataforma segura dirigida às comunidades académicas, para comunicação e partilha de conteúdos on-line), integra os seus projetos relacionados com a Tecnologia na Educação, um tema de intervenção crucial para a competitividade do país.

Acerca da Rede GPS