Tecnologia e inovação nas escolas da Madeira 11 Abr

Tecnologia e inovação nas escolas da Madeira

Foi hoje estabelecido um protocolo entre a Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e a Fundação PT/Altice, que visa alavancar a utilização de tecnologias de comunicação e inovação, facilitadores dos processos de aprendizagem dos estudantes.

A partir de hoje e através da Fundação PT, a Altice Portugal permite à Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco dotar os seus alunos e professores de equipamentos portáteis, tablets, impressoras e programas Lego Education Wedo, através dos quais será possível integrar na sala de aula uma abordagem tecnológica da escolaridade e, dessa forma, preparar proactivamente os alunos para a entrada no mercado de trabalho mais global e digitalizado.

Desenvolver núcleos de inovação educacional, ao nível da programação e da robótica, da realidade virtual, da realidade aumentada e também do 3D é o objetivo deste projeto, no qual estão envolvidas 44 escolas da Região, 40 professores e cerca de 1 000 alunos.

Nesta Sala de Robótica, com equipamentos e programas de software tecnologicamente avançados, estão previstas oficinas de trabalho em equipa, intervenções multidisciplinares com foco em diferentes áreas do conhecimento, nomeadamente matemática, física, mecânica, eletrónica ou informática, aliando conteúdos programáticos a perspetivas lúdicas motivadoras da mecânica escolar.

O investimento neste projeto de robótica sinaliza a capacidade competitiva da Altice Portugal para posicionar a RAM, através da tecnologia, na liderança de uma das áreas mais críticas para o desenvolvimento de qualquer sociedade: a educação.

O Secretário Regional de Educação, presente no evento de assinatura do protocolo, considerou que este acordo constitui “mais um contributo para o plano estratégico de implementação das inovações educacionais” nas escolas madeirenses, “procurando criar condições para que as escolas possam proporcionar aos nossos alunos conceitos de aprendizagem e de contacto com aquilo que são as novas realidades particularmente do ponto de vista digital”.