Ver ao vivo como funciona o dia a dia de uma empresa! 23 Abr

Ver ao vivo como funciona o dia a dia de uma empresa!

O dia 19 de abril decorreu de forma diferente para os sete jovens que acompanharam a agenda dos elementos do Comité Executivo da Altice Portugal, no âmbito do Programa Junior Achievement.

Um dia muito intenso para estes jovens do ensino secundário que tiveram oportunidade de ver ao vivo como funciona uma empresa com a dimensão da Altice Portugal.

Sete administradores voluntários. Sete braços direitos, jovens de 17/18 anos, alunos do ensino secundário. Para ambos foi certamente, uma experiência única  ainda que por motivos diferentes. A experiência aconteceu no âmbito do programa Junior Achievement Portugal, instituição de que a Fundação PT faz parte há já 10 anos. A iniciativa “Junior Achievement” tem como objetivo proporcionar a estes jovens do ensino secundário, um primeiro contacto com o mundo profissional e empresarial, e visa contribuir para que os jovens façam escolhas de carreira mais bem informados, ajudando-os nas suas escolhas para o mundo empresarial.

Junior Achievement Portugal (JAP) é uma organização sem fins lucrativos que “desenvolve o empreendedorismo, gosto pelo risco, criatividade, responsabilidade, iniciativa e inovação através de programas adaptados a cada ciclo de ensino de forma a encorajar e apoiar os alunos na aplicação das suas capacidades e a explorarem o seu talento, promovendo, igualmente, o aumento quantitativo e qualitativo de iniciativas empresariais.

Desde a sua fundação, a Junior Achievement desenvolveu mais de 30 programas para investir, de forma a envolver e a inspirar jovens de todas as idades, baseados em três valores essenciais: respeito, integridade e excelência. Atualmente, a Junior Achievement está presente em 121 países e os programas abrangem mais de 10 milhões de crianças e jovens, todos os anos, com conteúdos programáticos areas como a Cidadania e Literacia Financeira, Educação para o Empreendedorismo e Competências para a Empregabilidade.

Na sequência destes princípios e valores, a Fundação PT promove e organiza a participação dos voluntários PT nas atividades realizadas em sala de aula e neste caso,  em ambiente profissional, inspirando e preparando os jovens para o sucesso numa economia global. A participação destes voluntários encoraja nos jovens, a possibilidade de desenvolverem competências para encararem o mundo de trabalho com mais confiança.

"A Junior Achievement, é uma instituição com 100 anos de existencia e foi implementada em Portugal em 2005. Desenvolve diversos programas, todos virados para o empreendedorismo, e o Braço Direito, que foi o que hoje decorreu, é um desses programas", esclarece Graça Rebocho, diretora da Fundação PT. Acrecenta que, "este foi um dia muito trabalhoso, tanto para os voluntários que não estão habituados a ter nas suas reuniões e no seu grupo de trabalho jovens com 17 e 18 anos com alguma vontade de aprender e que não conhecem este mundo empresarial. Por outro lado, para estes jovens também não é fácil absorver em tão pouco tempo tanta informação de uma empresa com a dimensão da
Altice".

"Ser braço direito é para um jovem uma experiência muito transformadora", afirma João Pedro Tavares, Presidente da Junior Achievement Portugal, para quem a iniciativa foi um sucesso.

"De facto, foi um privilégio a Altice ter disponibilizado os seus sete administradores para estarem com sete jovens", salientou, "esta é uma experiência que eles nunca irão esquecer, estou certo".

No final do dia, Alexandre Fonseca, CEO da Altice Portugal, fez um balanço bastante positivo da participação da empresa nesta iniciativa que fomenta o empreendedorismo junto dos mais jovens.