Khan Academy em destaque no Festival Cogito 26 Abr

Khan Academy em destaque no Festival Cogito

As ideias não são coisas que se guardam em gavetas. As ideias trocam-se, movimentam-se, transformam-se e germinam. E é de ideias que se transformam que nasce o Festival Cogito. 

O evento decorreu no dia 21 de abril, no Taguspark, e promoveu várias palestras assim como um debate que contou com a presença de Graça Rebocho, diretora da Fundação PT. No debate "#educação #tecnologia”,  Graça Rebocho falou sobre o tema da matemática na KhanAcademy. Um caso de sucesso na área da Educação que associa a tecnologia à educação.

A plataforma interativa de educação em português europeu, Khan Academy, foi lançada em Portugal através da Fundação PT, e este ano alcançou já mais de 28 mil utilizadores registados, 2,1 milhões de visualizações e uma utilização acimadas 80 mil horas.


O festival, denominado “Cogito”, além de palestras curtas com oradores inspiradores e mobilizadores reuniu também um painel para debater ideias inovadoras nos domínios da educação e da tecnologia, colocando frente a frente especialistas nacionais.

“O Festival Cogito abarcou várias temáticas, designadamente o papel da tecnologia na Educação. E, nesta área, a Fundação PT teve oportunidade de apresentar o projeto Khan Academy e os benefícios que o mesmo traz na aprendizagem, sobretudo na matemática”, afirma Graça Rebocho.

A plataforma está vocacionada para a aprendizagem de disciplinas críticas ao ensino, como a matemática, e disponibiliza atualmente 22 mil exercícios interativos. “A possibilidade de os alunos aprenderem ao seu ritmo através da realização de exercícios online em formato gamificado tem tido um impacto muito positivo nos resultados desta disciplina”, sublinha a diretora da Fundação PT.

Durante o Festival Cogito, a responsável teve também a oportunidade de abordar o sistema de Teleaula, destinado a alunos com necessidades educativas especiais, impedidos de frequentar presencialmente as aulas devido a deficiência ou doença severa, e onde o recurso à tecnologia é fundamental para poderem acompanhar as aulas, em tempo real.

 

 

Facebook Twitter Google+