"Olhares" de Sofia Saldanha 11 Mai

"Olhares" de Sofia Saldanha

Sofia Saldanha nasce em Lisboa em 1966. Cresce num ambiente que mistura a tendência para as artes de sua mãe, com o enorme gosto de seu pai pela fotografia.

Forma-se em arquitetura de interiores na Fundação Ricardo Espirito Santo Silva em 1991, seguindo-se um conjunto de trabalhos nesta área e na área da pintura decorativa.

A formação de uma famíla incentiva o registo fotográfico de todos os momentos marcantes desta , o que desperta em si, a vontade de melhor conhecer e dominar as técnicas da fotografia.

Com os filhos criados e já com projectos próprios em desenvolvimento, é em 2013 que Sofia Saldanha sente que chegou o momento de partir para o aprofundar da arte que sempre a apaixonou, iniciando então, uma viagem exigente de aprendizagem e treino, na procura constante do seu aperfeiçoamento e do seu registo fotográfico.

Viajou por 4 continentes, a conheceu, locais, paisagens, culturas e pessoas por si antes nunca imaginadas.  Se numa primeira fase foi a paisagem que recebeu a atenção da sua objectiva, ultimamente, é com grande entusiasmo, que se tem focado no retrato.

Salienta que, "Consciente de que o foco poderia ser desviado para a envolvência feita das circunstâncias, da cultura, e dos ambientes que enquadram aquele ser, tive a ambição de levar as pessoas a refocarem o seu olhar na essência de cada um destes retratos.

Apontada a objetiva, tentei captar em cada uma das obras, um caminho feito de luz e sombras, que permita guiar o olhar de quem as vê, até que se cruze com o olhar de quem se deu ao retrato, permitindo desta forma que possa ser recriado em todos, aquele momento único em que dois olhares se entregam num ponto estranhamente comum."

A exposição "Olhares" de Sofia Saldanha no Espaço Andrade Corvo, até dia 5 de Junho convida-o para este ponto de encontro. Vídeo Inauguração

Saiba + sobre esta artista.