EXPOSIÇÃO COLETIVA AR.CO BOLSAS FUNDAÇÃO PT 7 Nov

EXPOSIÇÃO COLETIVA AR.CO BOLSAS FUNDAÇÃO PT

Dia 6 de novembro, foi inaugurada no Espaço Altice Andrade Corvo, a “Exposição Coletiva Ar.Co Bolsas Fundação PT de Formação Artística 2017/2018” .

Exclusivamente dedicada a mostrar o trabalho dos alunos do Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual que beneficia de um programa anual de bolsas da Fundação PT destinado a apoiar alunos da instituição, economicamente carenciados, que evidenciam ter forte apetência pelas artes e que, no final do ano letivo têm a oportunidade de expor publicamente, trabalhos selecionados. da Ar.co.

As Bolsas Fundação PT de Formação Artística visam proporcionar 5 Bolsas de Estudo a alunos inscritos no Nível 3 dos cursos regulares de Desenho, Pintura, Cerâmica, Cinema/Imagem em Movimento, Ilustração/BD e Joalharia e no Nível 2 do curso regular de Fotografia. A bolsa representa a redução de 50% da propina do curso em questão.

Os alunos contemplados este ano, com as  Bolsas Ar.co Fundação PT, foram: Alejandra Ferrer -Joalharia 3;  Alice Martins – Fotografia 2; Carla Guerreiro – Desenho 3;  Helder Nogueira – Pintura 3; Rafael Pérez – Pintura 3, que estiveram presentes na inauguração, acompanhados pelo presidente da escola, Manuel Castro Caldas.

Para a Fundação PT, a  arte é um poderoso meio de comunicação e é uma das suas áreas de intervenção social, estabelecendo parcerias com entidades cuja atividade valorize e promova a criação das diversas expressões artísticas.

A arte tem o dom de exprimir as influências culturais de cada comunidade e a forma como cada artista a interpreta, mas também tem a capacidade de suscitar sentimentos e interpretações a quem as aprecia, originando uma palete de visões diferenciadas, umas mais racionais, outras mais emocionais. Na sua génese, destacam-se sempre a criatividade, a inovação e a comunicação que se estabelece entre o artista e quem aprecia a sua obra.

Para a candidatura os alunos tiveram de apresentar um portefólio - em formato digital - do seu trabalho comprovando a necessidade de apoio financeiro, sendo a seleção feita por uma Comissão constituída por um membro da Direção do Ar.Co, pelo Responsável do departamento a que se destina a Bolsa e por um representante da Fundação PT.

Sobre o Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual
O Ar.Co-Centro de Arte e Comunicação Visual é uma associação cultural de utilidade pública, sem fins lucrativos, que nasceu em 1973 como escola de arte independente dedicando-se à experimentação, formação e divulgação das artes, artesanias e disciplinas da comunicação visual. Presentemente, as suas principais áreas prático-teóricas de formação são o Desenho, a Pintura, a Fotografia, a Joalharia, a Cerâmica, a Ilustração/Banda Desenhada e o Cinema/Imagem em movimento. Cursos de História e Teoria das Artes complementam os estudos departamentais.

A oferta formativa do Ar.Co compreende modalidades de frequência adaptadas aos mais variados públicos, faixas etárias e formações prévias, sendo possível realizar um treino completo e profissionalizante (nos programas regulares, que se podem estender por 5 ou mais anos), ou frequentar módulos de formação pontual (workshops, cursos livres, programas de sábados, cursos de Verão, etc.), mais vocacionados para a introdução a uma área disciplinar ou várias, a um tema ou a uma técnica e servindo propósitos de sensibilização ou reciclagem, sem descurar as dimensões de experiência lúdica ou terapêutica.

A exposição poderá ser visitada nos dias úteis, entre as 9h00 e as 19h00 até ao dia 30 de novembro.