Dia Internacional do Voluntariado: o valor de doar tempo 7 Dez

Dia Internacional do Voluntariado: o valor de doar tempo

No dia 5 de dezembro celebrou-se o Dia Internacional do Voluntariado e a Fundação PT assinalou este dia com todos os colaboradores Altice que ao longo do ano participaram em iniciativas que levaram apoio e afeto aos que mais necessitam.

De norte a sul do país  mais de  2000 voluntários beneficiaram a vida de milhares de pessoas, ao cuidado de cerca de 250 instituições, através dos programas que a Fundação PT levou a efeito, como o Comunicar em Segurança, o Junior Achievement, Call Center Solidário, Recolha para o Banco Alimentar, Recolha de Bens Alimentares e produtos de Higiene, Recolha de Brinquedos, Programa Está lá, Está bem?, Reflorestação de áreas ardidas, limpeza de praias e de florestas, entre muitas outras.

O voluntariado no universo da Altice Portugal  é organizado pela Fundação PT, que desenvolve a sua atividade através de diversos projetos e ações beneficiando instituições sem fins lucrativos, nomeadamente IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) e ONG (Organizações Não Governamentais), visando a promoção do bem-estar social dos segmentos mais desfavorecidos da população.

Os projetos são de âmbito nacional e neles podem participar todos os colaboradores da Altice Portugal, os seus amigos e familiares.

Note-se que a Fundação PT chegou a ser distinguida com o Troféu Português do Voluntariado, atribuído pela Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV), que homenageia o trabalho de pessoas ou instituições promotoras do voluntariado.

Ainda este ano, o programa Comunicar em Segurança foi premiado pela APEE (Associação Portuguesa de Ética Empresarial) com o reconhecimento de Boa Prática de Responsabilidade Social no tema Partes Interessadas.

Segundo o princípio geral do voluntariado, onde estão definidas as bases do seu enquadramento jurídico, a Altice Portugal prova, uma vez mais, ser uma das organizações que mais investe em Portugal e nos portugueses.

"O Estado reconhece o valor social do voluntariado como expressão do exercício livre de uma cidadania ativa e solidária e promove e garante a sua autonomia e pluralismo", referido na Lei nº 71/98, de 3 de novembro.

Ainda sobre este dia, António Guterres, Secretário Geral das Nações Unidas, agradeceu a todos os voluntários, “O papel diverso e dinâmico do voluntariado na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável merece forte apoio dos governos e de todas as outras partes interessadas. Neste Dia Internacional, agradeço aos voluntários pelos seus esforços e por não deixarem ninguém para trás ".