A arte de 500 crianças em palco na Mealhada 11 Dez

A arte de 500 crianças em palco na Mealhada

Mais de 500 crianças subiram ao palco do Cineteatro Municipal Messias, na Mealhada, este fim-de-semana com o projeto Escolíadas Júnior.

Durante o fim-de-semana passado, os alunos do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas da Mealhada, representaram a história “Era uma vez o Espaço”, uma viagem com astronautas, extraterrestres e planetas desconhecidos, num ambiente recheado de animação, cor e brilho.

Os seis espetáculos realizados foram o culminar do trabalho desenvolvido pelos alunos, durante os três meses do 1º período escolar, em conjunto com a Associação Escolíadas e com apoio da Fundação PT que investe em modelos alternativos e complementares de ensino procurando contribuir para a promoção do sucesso escolar da comunidade estudantil nacional.

Nesta edição, mais de 2 mil pessoas embarcaram na viagem pelo mundo da expressão dramática, do teatro e diversão. Uma viagem que seguirá para Aveiro e Coimbra, no próximo período letivo.

As 579 crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escola da Mealhada encarnaram as suas personagens com muito empenho e contaram a história do grupo de cientistas que, por não encontrar condições para continuar a viver no planeta Terra, parte numa exploração espacial em busca do planeta perfeito para morar.

Nesta viagem, descobre que a chave para uma vida feliz e sustentável na terra, é o equilíbrio, o respeito pelo próximo e o cuidar daquilo que é comum a todos os seres. Uma reflexão sobre o planeta e sobre as relações humanas, que encantou os atores e a plateia neste fim-de-semana.

O projeto Escolíadas Júnior teve a sua primeira edição em 2014, no Agrupamento de Escolas da Mealhada, e tem vindo a crescer de forma sustentada.

As atividades de preparação dos espetáculos são desenvolvidas no tempo letivo dedicado à Área de Expressões, contando com a participação do professor titular no desenrolar do projeto. Ao longo dos meses, as crianças dão os primeiros passos na expressão dramática e no teatro, passando pela experiência do processo criativo até ao produto final, começando, nomeadamente, com a preparação e o desenvolvimento de trabalhos sobre o tema pré-definido nas escolas, através de sessões de trabalho com os professores e os alunos, de ensaios e da construção de adereços e cenários, finalizando com as apresentações finais abertas à comunidade.

Todo o processo criativo é acompanhado pela Associação Escolíadas, com profissionais das mais diversas áreas (teatro, dança, música, animação socioeducativa), que garante o apoio e a preparação das crianças nestas áreas de expressão artística.

Este ano letivo, depois de finalizado o trabalho com as crianças do Agrupamento de Escolas da Mealhada, o projeto vai desenvolver-se nos Agrupamentos de Escolas de Esgueira (Aveiro) e Rainha Santa Isabel (Coimbra) durante o segundo período.